Cerimônia de elevação aconteceu durante missa pela manhã
/
Divulgação
Com presença dos bispos da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, e da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, Dom Fernando Arêas Rifan, a Igreja Matriz de São Fidélis foi elevada à categoria de Santuário Diocesano na manhã deste domingo (24). A cerimônia aconteceu por ocasião do 400º aniversário do martírio de São Fidélis, cujo dia é comemorado em 24 de abril. Com a elevação, a Matriz passa a ser um centro de peregrinações e romarias, tendo como exemplo o santo martirizado pelos calvinistas. Na véspera (23), a igreja celebrou 213 anos de existência.
Outro evento marcante da manhã deste domingo foi o retorno da Alvorada de São Fidélis, que voltou a acontecer após dois anos sem ser realizada por decorrência da pandemia da Covid-19. Com início às 5h, o evento reuniu moradores fidelenses e visitantes da cidade, que percorreram várias ruas do Centro ao som da Associação Musical 22 de Outubro.
Além de celebrar o Dia do Padroeiro em São Fidélis, neste domingo (24), a apresentação da Banda 22 de Outubro também foi uma homenagem ao músico Pedro Mariano de Medeiros, ex-presidente de honra da associação, que faleceu em novembro de 2021, aos 97 anos.
Com programação ocorrendo durante toda a semana, a Festa de São Fidélis termina neste domingo. A Procissão do Padroeiro está marcada para as 18h, seguida por santa missa, presidida pelo bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, Dom Fernando Arêas Rifan. Haverá também shows católicos de Aline Brasil, às 21h, e Dunga, às 22h. A tradicional queima de fogos está marcada para as 23h45.
Durante o dia, são realizadas outras atrações. O Giro São Fidélis de Mountain Bike começou pela manhã e vai até as 16h. Desde as 10h, a Praça Guilherme Tito de Azevedo recebe o VII Encontro de Jipeiros de São Fidélis. Um leilão de bezerros começou às 11h, na Quadra de Esportes Humberto Lusitano Maia. Às 13h, começará na localidade de Laranjal um encontro de motocross.
Dom Roberto Francisco e Dom Fernando Rifan estiveram presentes
/
Divulgação