Com apoio da Folha, 76ª Prova Ciclística do Santíssimo Salvador acontece neste domingo
Matheus Berriel 05/11/2021 19:47 - Atualizado em 06/11/2021 09:04
Atleta Ricardo Grosse Gibson em treino para a prova de domingo
Atleta Ricardo Grosse Gibson em treino para a prova de domingo / Foto: Rodrigo Silveira
Será realizada neste domingo (07) a 76ª edição da Prova Ciclística do Santíssimo Salvador, com largada da primeira bateria marcada para as 7h30, em frente à Câmara Municipal de Campos. Antes, neste sábado (06),acontece o Campeonato Estadual Contra-Relógio, a partir das 14h, na localidade de Tapera. Ambos os eventos contam pontos para o ranking da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj), além de fazerem parte do Novembro Esportivo, que marca a retomada dos grandes eventos na planície goitacá. Entre os apoiadores, estão a Folha da Manhã e a Inter TV.
De acordo com o presidente da Fecierj, Rodrigo Rocha, há 100 atletas inscritos no Estadual Contra-Relógio e 180 na tradicional Prova de São Salvador, que deixou de ser realizada no ano passado em decorrência da pandemia de Covid-19 e neste ano teve que ser transferida de agosto para novembro, respeitando os decretos e protocolos vigentes em Campos.
— É um ano atípico, por causa da pandemia. Eventos esportivos ao ar livre foram liberados a partir de agosto. Junto com a Inter TV e a Folha da Manhã, decidimos fazer o Novembro Esportivo — disse o ciclista Afonso Celso Pacheco, que encabeça a realização da corrida de domingo.
— A São Salvador é uma prova muito importante, a mais antiga do Brasil. É a menina dos olhos do ciclismo brasileiro, como eu sempre digo, e uma prova muito difícil de fazer. São muitas secretarias envolvidas, a Câmara Municipal, a Campos Luz, secretarias de Postura, Turismo, Esporte, Limpeza Pública, Obras, a Fecierj, o Corpo de Bombeiros, e por aí vai. A gente se envolve na realização por cinco meses. Mas, quando o idealizador da prova, Patesko, ainda era vivo, prometi a ele que não deixaria essa prova morrer. Então, movo mundos e fundos por ela — pontuou Afonso.
Além das disputas de elite, também estão confirmadas provas nas categorias infanto-juvenil, juvenil, junior, sub-23, várias divisões da master, aberta, regional e de paraciclismo. Haverá premiação com troféus, medalhas e quantias em dinheiro.
O Campeonato Estadual de Ciclismo Contra-Relógio, neste sábado, terá percurso de seis quilômetros pela RJ-208, da Pousada e Buffet Felícia até o topo do morro alto. Já a Prova de São Salvador, no dia seguinte, terá metragem de 3 quilômetros e 650 metros, com largada e chegada em frente à Câmara, passando pela avenida Alberto Torres, avenida 28 de Março, rua Tenente Coronel Cardoso, avenida José Alves de Azevedo e avenida Dr. Hélio Póvoa. Estas vias ficarão interditadas durante a manhã e o início da tarde de domingo.
Com mais de 30 participações na Prova Ciclística do Santíssimo Salvador, em diferentes categorias, o atleta Ricardo Grosse Gibson foi um dos que montaram cronograma especial de treinamentos para o evento. A ideia é alimentar um extenso currículo, que conta com várias conquistas.
— Quando era da categoria elite, fui segundo colocado. Na master B, para atletas com mais de 40 anos, venci em 2003. Depois de algumas edições, me ausentei por 13 anos, retornando em 2014, quando fui quarto colocado na categoria master C. Em 2019, fui campeão em outra categoria, a master D, e no mesmo ano conquistei o Estadual Contra-Relógio, fui campeão de estrada e também campeão do ranking brasileiro de estrada. Neste ano, estou me dedicando para ver se consigo o mesmo feito, de forma a deixar o título em Campos — disse Ricardo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS