Restauração do Arquivo será bancada pela Alerj
Restauração do Arquivo
A restauração do prédio secular do Arquivo Público Municipal de Campos, assim como a digitalização do seu arquivo, será bancada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), via Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). A notícia foi publicada nessa sexta-feira (29) no blog Opiniões, de Aluysio Abreu Barbosa, após a informação sobre o acordo firmado com o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), ser repassada pelo prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PSD). Em visita a Campos, desde quinta, Ceciliano deu na manhã de sexta uma entrevista exclusiva ao programa Folha no Ar, da Folha FM 98,3.
Valor do acordo
O valor do acordo será de R$ 20 milhões, resultado da economia da Alerj, que será repassado na forma de duodécimos à Uenf. E desta à Prefeitura, para reforma. O projeto é fruto da parceria do município com a Sociedade Artística Brasileira (Sabra). E se encontra sob análise do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Pelo qual é tombado o Solar do Colégio, que abriga o Arquivo e foi erguido pelos jesuítas no século XVII. Na próxima semana, junto com Ceciliano, o deputado estadual Bruno Dauaire (PSC), aliado político de Wladimir, levará a proposta do convênio para a aprovação da Mesa Diretora do Legislativo fluminense.
Pleito antigo
A reforma do Arquivo é um pleito antigo, considerado fundamental pelo setor cultural goitacá. “Essa é a concretização de anos de trabalho e de luta pública empenhada pelo Solar e pelo Arquivo. É o reconhecimento da importância do Arquivo e do Solar para a nossa história regional e para a cultura fluminense. Registro de público meus agradecimentos ao prefeito Wladimir Garotinho, ao deputado André Ceciliano e ao reitor da Uenf, Raul Palacio, pela demonstração de interesse e apoio nessa causa”, comemorou a historiadora Rafaela Machado, diretora do Arquivo, após o anúncio da pareceria entre Alerj, Prefeitura de Campos e Uenf.
Cobrança da Câmara ao TCE
O presidente da Câmara de Campos, Fábio Ribeiro (PSD), peticionou nessa terça-feira (26) uma solicitação de reunião junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para pedir celeridade no processo que suspendeu a licitação de contratação de empresa que presta serviços de manutenção do sistema de iluminação pública. O pedido para uma reunião foi aceito pela conselheira Andreia Martins, e o encontro está marcado para quarta-feira (03), às 11h, no Tribunal de Contas. Na edição da última quarta-feira (27), uma reportagem da Folha destacou que as cobranças sobre a questão da iluminação são recorrentes no Legislativo campista.
Iluminação em SJB
Após a coluna destacar, na quarta, que São João da Barra vive um quadro de abandono, às escuras e esburacada, o Folha no Ar recebeu o secretário de Obras do município, Jorge Hissa. Admitindo a falta de manutenção da iluminação pública desde 2020, ele anunciou que uma empresa foi contratada e já iniciou a troca de lâmpadas. A promessa é de solução do problema até dezembro. Hissa observou que as queixas da população, ecoadas também na Câmara, são justas. Ele considerou que a falta dessas ações, no município com orçamento de cerca de R$ 430 milhões, foi por ter sido priorizado o enfrentamento à pandemia.
Embolado
A corrida ao Palácio Guanabara está totalmente aberta e sem um favorito claro. É o que mostra pesquisa do instituto Quaest, encomendada e divulgada na quinta (28) pelo jornal O Globo. A margem de erro é de 2,1%. O deputado federal Marcelo Freixo (PSB) aparece à frente em dois dos três cenários testados. Em um deles, Freixo tem 25% das intenções de voto, contra 16% do governador Cláudio Castro (PL); 7% do ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT); e 3% do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Felipe Santa Cruz (PSD), que é o pré-candidato do prefeito do Rio Eduardo Paes (PSD).
Fator Mourão
Em outro cenário com o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), Freixo teria 23%; Mourão 17%; Castro 12%; Neves 6%; e Santa Cruz 3%. O deputado do PSB só aparece atrás se a disputa fosse com Eduardo Paes. O prefeito carioca teria 26%; Freixo com 19; Castro com 14; e Neves com 4%. A pesquisa também mostrou a polarização entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (sem partido) entre o eleitor carioca na disputa ao Planalto. Lula teria 43%, contra 29% de Bolsonaro; 8% de Ciro Gomes (PDT) e 4% de João Doria (PSDB). Em 2018, contra Fernando Haddad (PT), Bolsonaro teve 66,4% dos votos entre cariocas e fluminenses.
Clarissa ao Senado?
A Quaest também perguntou sobre o pleito ao Senado. Com apenas uma cadeira em jogo, o senador Romário (PL) tem a dianteira nos dois cenários, com 19% e 20%. No primeiro, Crivella (Republicanos) e Alessandro Molon (PSB) empatam na vice-liderança com 12%. No segundo, Crivella aparece igualado com Mourão, também nos 12%. A deputada federal Clarissa Garotinho (Pros) teve 8%. De malas prontas para o União Brasil (resultado da fusão do DEM e PSL), ela se disse surpresa: “Ainda não decidi meu futuro político, mas vou avaliar a possibilidade com muito carinho”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS