Exposição fotográfica no Boulevard Shopping mostra a força de 10 pacientes oncológicas
- Atualizado em 05/10/2021 19:42
Mostra é realizada pela Unimed Campos
Mostra é realizada pela Unimed Campos / Foto: Rodrigo Silveira
Para marcar a chegada de outubro, mês tradicionalmente marcado pela campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Unimed Campos iniciou, no Boulevard Shopping, a exposição fotográfica “Colorindo a Vida”. Contando com imagens de 10 mulheres em diferentes fases do tratamento da doença, a mostra foi inaugurada na noite de segunda-feira (4) e seguirá aberta até o próximo dia 31, com visitação durante todo o horário de funcionamento do shopping.
De acordo com a organização, a iniciativa tem como intuito celebrar a força e a beleza feminina, especialmente das pacientes oncológicas. Uma das parceiras da Unimed na mostra, a fotógrafa Tatiana Gomes registrou momentos de 10 mulheres que se disponibilizaram a exibir seus rostos, corpos e histórias para mostrar que existem sorrisos durante o tratamento e cura para o câncer de mama. A ideia é que, além de elevar a autoestima das mulheres fotografadas, a exposição sirva também como incentivo para que outras cuidem da saúde e se transformem.
Posaram para a câmera de Tatiana Gomes as pacientes oncológicas Eliana Carla Ribeiro Fernandez, de 34 anos; Bárbara Maria Lopes Lalyuli Laurindo, de 36; Mariana Francisca da Silva Correa Pereira Paes, 37; Jociara Siqueira Queiroz Monteiro, 44; Luciene Nader Pinheiro, 49; Liliana Paiva Pereira de Almeida, 52; Isabel Cristina Martins Faria Benedito, 52; Christiane de Sá Barreto, 58; Maria do Carmo Teles, 61; e Shirley Volino Machado, 65, todas assistidas pelos médicos Daniel Matsuoda e Janaína Rangel Lobo.
— A gente vem trazer cores, alegria para as pacientes. Na verdade, a gente descobriu que quem traz alegria são elas, para as nossas vidas, com lições de vida e histórias pessoais que elas trazem para a gente — afirma a doutora Janaína, que encabeça a realização do evento. Além da fotógrafa Tatiana Gomes, também são parceiros da Unimed na mostra a maquiadora Dayane Gomes e a empresa FotoArt, responsável pela revelação das imagens.
Diagnosticada com câncer de mama aos 34 anos, a técnica de materiais Eliana Fernandez enxerga a iniciativa como uma oportunidade de reconhecimento pessoal.
— Participar dessa campanha foi um renovo, um resgate à minha feminilidade, à minha vaidade e autoestima, que, devido ao tratamento, haviam sido esquecidas. O tratamento é árduo, mas foi recompensado nesta campanha. Sou outra mulher após as fotos — afirma.
Na visão de Eliana, é necessário fazer com que a autoprevenção e a mastectomia deixem de ser vistas como tabus.
— Quero dizer a todas as mulheres que se toquem. Ninguém melhor do que você para conhecer o seu corpo. Não achem que câncer de mama só dá após os 50 anos. Não é assim. Se cuide, se toque, se ame e corra atrás. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores são as chances de cura. O câncer não é para morte, mas um despertar de um novo olhar para a vida — enfatiza ela. — Agradeço à Unimed Campos, à minha maravilhosa onco, Janaína Lobo, pela oportunidade de participar do projeto, e às meninas Dayane e Tatiana por nos deixarem tão à vontade e fazerem nos sentirmos especiais. Agradeço também à doutora Laura Ferzeli, minha mastologista, que me deu todo apoio. Tudo começou com ela, nas buscas e até mesmo no cuidado em dar o diagnóstico. Sou grata a Deus por todos os profissionais que cuidaram e cuidam de mim, especialmente a Janaína Lobo e a Laura Ferzeli — complementa.
É possível conferir a exposição “Colorindo a Vida”, no Boulevard, de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 21h. (M.B.) (A.N.)
 
Mostra é realizada pela Unimed Campos
Mostra é realizada pela Unimed Campos / Foto: Rodrigo Silveira
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS