Museu Histórico de Campos com visitas agendadas na 15ª Primavera dos Museus
28/09/2021 13:03 - Atualizado em 28/09/2021 13:03
Museu Histórico de Campos
Museu Histórico de Campos / Divulgação
O Museu Histórico de Campos iniciou nessa terça-feira (28) a celebração da 15ª Primavera dos Museus, atividade realizada em museus de todo o país através do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Na unidade de Campos, estão sendo agendadas visitações para grupos de três a 20 pessoas, que podem ser feitas de terça-feira a sábado, das 10h às 16h. O agendamento é realizado pelo telefone (22) 98179-4455, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
— Reabrimos Museu Histórico no começo de julho, como parte das comemorações dos seus nove anos, celebrados no dia 29 de junho. Sabemos da importância do contato da comunidade com a história de sua cidade, e ter nosso museu com uma atividade voltada para a 15ª Primavera dos Museus é uma alegria — disse a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Auxiliadora Freitas.
Coordenadora do equipamento, a historiadora Graziela Escocard destacou o histórico de participação na Primavera dos Museus. Na participação deste ano, uma das atrações será uma exposição com itens relacionados ao ex-presidente da República Nilo Peçanha, natural de Campos.
— Neste ano, tivemos que reinventar e adaptar nossas atividades às circunstâncias impostas pela pandemia da Covid-19. O momento é de reestruturação e retomada gradual das nossas atividades, incluindo as visitas mediadas. A partir do próximo sábado, 2 de outubro, iremos disponibilizar ao público fotos e documentos de Nilo Peçanha na sala dedicada a ele Museu Histórico, celebrando os 154 anos de seu nascimento — enfatizou Graziela.
Nos dias das visitas, os visitantes deverão chegar 20 minutos antes do horário previamente agendado. Ao entrarem no Museu Histórico, será necessário o uso de máscara cobrindo nariz e boca. Monitores do equipamento vão realizar a aferição de temperatura de cada visitante, bem como higienizar suas mãos com álcool. Obrigatórias, as pantufas usadas pelos visitantes serão descartáveis. Neste momento da pandemia, os armários de guarda-volumes não estão disponíveis ao público.
O Museu Histórico de Campos funciona no Solar do Visconde de Araruama, localizado à Praça do Santíssimo Salvador, no Centro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS