Inscrições em edital estadual de incentivo a artistas e produtores culturais terminam na próxima quarta
- Atualizado em 22/09/2021 18:13
Subsecretária adjunta da pasta prestigiou evento em Cambuci
Subsecretária adjunta da pasta prestigiou evento em Cambuci / Divulgação/SECECRJ
Artistas e produtores culturais do estado do Rio de Janeiro que ainda sentem no bolso os efeitos da pandemia da Covid-19 poderão contar com novo auxílio da secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa (Sececrj). Vão até a próxima quarta-feira (29) as inscrições no edital “Cultura presente nas redes 2”, que vai beneficiar ao todo 3 mil projetos, com R$ 2,5 mil, cada, totalizando R$ 7,5 milhões em investimento oriundo do Fundo Estadual de Cultura (FEC). O edital e todos os detalhes para a inscrição estão disponíveis no endereço eletrônico cultura.rj.gov.br/cultura-presente-nas-redes-2.
Serão selecionados projetos de exposições de artes visuais, exibições de obras audiovisuais, espetáculos teatrais, circenses e/ou de dança; temporadas de teatro, dança e circo; apresentações literárias e/ou musicais; intervenções artísticas, performances, sessões de multimídia e apresentações virtuais nas diversas áreas artísticas, destinados aos públicos adulto e infantil. Podem se inscrever pessoas físicas de todo o estado, com CPF válido, para apresentação de propostas individuais.
— Este é o primeiro edital do nosso Pacto Cultural RJ, que foca na democratização do acesso aos recursos da cultura. Estamos garantindo vagas por município, com inscrição simplificada e apoio aos fazedores de cultura na ponta, valorizando a arte de cada cidade. Este edital é como uma porta de entrada para acessar novas chamadas públicas, por isso é fundamental que todos façam a leitura atenta do edital — disse a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, antes da abertura das inscrições, ocorrida em 31 de agosto.
Ao contrário do primeiro edital, o Cultura presente nas redes, este permite a realização de atividades com público, desde que sejam respeitados os protocolos contra a Covid-19 e que o realizador grave cada apresentação e gere um link, como forma de prestação de contas. O conteúdo digital também funcionará como legado do edital, pois as imagens poderão ficar disponíveis nas plataformas digitais para que o público assista, mesmo após o fim do período de vigência.
Outra novidade do edital é a divisão das vagas por município, sendo que na capital do estado as cotas serão proporcionais à população de cada uma das cinco áreas de planejamento da cidade. Segundo a secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa, esta medida possibilita uma distribuição mais democrática e transparente dos recursos. Em caso de não preenchimento das vagas, haverá redistribuição entre os aprovados na classificação regional e depois na classificação geral. É previsto como critério de desempate o proponente não ter recebido a premiação da primeira edição, realizada em 2020, nem de outros editais emergenciais promovidos pela pasta para pessoas físicas em 2020 e 2021.
Não há impeditivo para o proponente atuar em conjunto com outros artistas ou produtores, mas o valor será o mesmo por projeto apresentado, e uma única pessoa ficará responsável pela apresentação dos documentos e prestação de contas. Deverá ser apresentada uma produção cultural inédita por proponente, e pessoas diferentes não podem inscrever a realização de uma mesma produção cultural.
Colaboração dos municípios - Representantes da secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa têm percorrido algumas cidades prestando esclarecimentos sobre o edital. A subsecretária adjunta e diretora da Escola de Cultura RJ, Cláudia Viana, visitou municípios do Noroeste Fluminense na semana passada, e no último sábado (18) o assessor de Relações Intermunicipais, Adenilson Honorato, esteve presente 1º Encontro Municipal dos Fazedores de Cultura de São Francisco de Itabapoana. Na quarta-feira (15), integrantes da pasta promoveram uma reunião virtual com mais de 50 gestores municipais para tirar dúvidas e traçar estratégias de democratização do acesso ao edital. Há municípios que, inclusive, estão disponibilizando computador com internet e scanner para candidatos sem acesso ao equipamento, bem como realizando palestras e cursos.
De acordo com o subsecretário de Planejamento e Gestão da secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa, Vitor Corrêa, a necessidade de comprovação de atuação na área cultural há pelo menos um ano ainda gera algumas dúvidas. “O fazedor de cultura precisa anexar a comprovação com o nome e a data, evidenciando que atuou numa ação cultural. Pode ser uma publicação em site ou rede social, por exemplo”, explicou Vitor.
Em Campos, orientações quanto à inscrição no edital do Governo do Estado podem ser obtidas no Teatro Municipal Trianon, que abriga atualmente a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. Em outros municípios, elas podem ser buscadas nas sedes das secretarias municipais de Cultura.
Secretaria estadual de Cultura realizou reunião virtual com 50 gestores municipais
Secretaria estadual de Cultura realizou reunião virtual com 50 gestores municipais / Divulgação/SECECRJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS