Grussaí terá manifestação "Devolvam nosso Sesc"
25/10/2021 17:01 - Atualizado em 26/10/2021 13:23
Sesc-MG, em Grussaí fechou as portas em maio de 2020
Sesc-MG, em Grussaí fechou as portas em maio de 2020 / Folha da Manhã
Moradores de Grussaí estão organizando uma manifestação em prol da reabertura do Sesc Mineiro, que fica na praia sanjoanense. O ato “Devolvam nosso Sesc” está previsto para o próximo sábado (30), com concentração a partir das 14h, em frente a um posto de combustíveis na entrada do distrito. Do local, os manifestantes seguirão um trio elétrico até o portão principal do empreendimento.
Só quem teve a oportunidade visitar aquele espaço ou trabalhar nele sabe da relação mais do que afetiva e de pertencimento com o Sesc. É inegável a sua importância para a economia, por meio do turismo e da geração de emprego.
Como compartilhei com vocês na minha apresentação aqui no Blog, tive o prazer atuar como coordenador administrativo do Sesc Mineiro de Grussaí por mais de um ano e meio, entre e 2011 e 2013, função que deixei de ocupar para me dedicar exclusivamente ao sonho de ter a nossa própria escola.
É realmente muito triste para quem viveu os tempos áureos do Sesc ver
Equipe que fiz parte no Sesc, em Grussaí
Equipe que fiz parte no Sesc, em Grussaí
toda aquela sua área 1.800.000 m² e a sua estrutura sem destino definido desde maio de 2020. Por isso, abrimos este espaço aqui no Blog para dar apoio a esta mobilização mais do que justa dos moradores.
O Sesc durante vários anos foi o que levou o nome de Grussaí e de São João da Barra para todo o país, antes da chegada do Porto do Açu. Suas festas e toda a parte de recreação e estrutura atraiam gente do Brasil inteiro. Tive o prazer de organizar junto com a minha equipe algumas das tradicionais festas juninas, além de passeios inesquecíveis na Maria Fumaça, cujas locomotivas também já foram retiradas do Sesc de Grussaí.
Festas juninas do Sesc eram tradicionias
Festas juninas do Sesc eram tradicionias / Arquivo pessoal
Estima-se que a unidade chegou a gerar cerca de 700 empregos diretos e indiretos, antes de fechar por conta da pandemia e, em seguida, "definitivamente". Sem dúvida sempre foi um marco para a região desde a sua fundação em 1979.
Um dos organizadores da manifestação é o ex-funcionário do Sesc, Edmar Ferreira Jr, que atuou por dez anos diretamente no empreendimento. Em sua rede social (aqui), ele convoca a população para o ato que também ganhou um grupo no WhatsApp com mais de 200 participantes.
Segundo ele, a proposta é chamar a atenção das autoridades de todo o país, mas sem que haja qualquer bandeira partidária. “Estamos fazendo uma manifestação sem politicagem”, afirmou.
Além do protesto, também existe uma petição online com o objetivo de recolher, no mínimo, 10 mil assinaturas pela reabertura do Sesc (assine aqui)
Há muitas especulações sobre o destino do Sesc, inclusive já foi noticiado em alguns veículos de imprensa a oferta do espaço à Fecomércio do Rio de Janeiro, mas não há qualquer posicionamento efetivo sobre o interesse e possíveis prazos para tal negociação.
Petição online já tem mais de 8 mil assinaturas
Petição online já tem mais de 8 mil assinaturas
A assessoria de imprensa do Sesc Minas Gerais reafirmou por diversas vezes não existir a viabilidade de manter, com recursos próprios, a unidade de Grussaí em funcionamento. Porém garantiu que vem mantendo a “manutenção predial, limpeza e conservação, assim como todos os cuidados com o meio ambiente!”.
A Prefeitura de São João da Barra também já se posicionou algumas vezes sobre a situação e informou que precisaria de parcerias com empresas privadas para um projeto que permitisse a reabertura do espaço, uma vez que, pelo tamanho da estrutura, o custeio é elevado.
Com 609 acomodações, a unidade dispõe de centro de eventos, restaurantes, bares, playground, salas de jogos e leitura, recreação, piscina, quadras poliesportivas, campos de futebol; áreas para a realização de churrascos e réplicas (em escala) de alguns dos mais famosos monumentos mundiais, como Taj Mahal e as Pirâmides do Egito.
Torcemos que esta manifestação de sábado possa trazer alguns frutos. Que a população mostre sua força e o Sesc reviva!
Atualizado às 13h de 26/10/2021

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Fabiano Rangel

    [email protected]

    Educador e empreendedor em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, sou graduado em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e professor concursado da área no Governo do Estado do Rio de Janeiro desde 2007. Atuei como coordenador pedagógico e geral de várias escolas particulares em Campos até 2011. Fui também coordenador administrativo do Sesc Mineiro, em Grussaí, no município de São João da Barra, até 2013. Há oito anos me dedico ao Centro Educacional Riachuelo como Diretor Geral das cinco unidades, que formam hoje o Grupo Riachuelo. Sou pós-graduado em Gestão Escolar Integradora e Gestão de Pessoas pelo Instituto Brasileiro de Ensino (IBE). Atualmente também sou apresentador do programa Papo Cabeça na rádio Folha FM 98,3.