Castramóveis foram lançados, mas os animais precisam de políticas públicas completas
11/09/2021 20:29 - Atualizado em 11/09/2021 21:01
Texto e fotos por: Thaís Tostes - jornalista (MTE/RJ 37750), graduanda em Ciências Sociais e pós-graduanda em Direito Animal.
Aconteceu neste sábado (11), no estacionamento do Boulevard Shopping, em Campos-RJ, o lançamento dos dois castramóveis para cães e gatos, uma grande conquista dos animais viabilizada pelo ativismo de Natália Dutra que refletiu em duas emendas parlamentares assinadas pelos deputados Soraya Santos e Cabo Daciolo, e cuja verba já estava há 3 anos nos cofres da Secretaria Municipal de Saúde de Campos-RJ, com o risco de ser "cancelada" por sua não utilização. A licitação foi feita na gestão atual municipal. Segundo o Centro de Controle de Zoonozes Arnaldo Rosa Vianna (CCZ-Campos), o cadastramento para castrações terá início na próxima segunda-feira (13), pelo site do órgão (https://cczcampos.com.br) e será feita uma triagem para a seleção dos tutores que realmente não possuem condições de castrar seus animais. O projeto também visa castrar os animais resgatados pelos protetores do município e os animais em situação de rua.
Um dos pontos destacados por Natália e solicitados ao poder público municipal é que a cirurgia dos animais em situação de rua seja no formato micro-invasiva, visto que se os animais forem devolvidos às ruas depois das castrações eles precisam estar em condições mínimas para que não tenham problemas pós-cirúrgicos. Em castrações convencionais, a cirurgia é invasiva e os animais precisam de acompanhamento contínuo.
Comemoramos a licitação dos castramóveis mas devemos fiscalizar seus funcionamentos bem como o formato de política pública animalista que possa vir a ser feita pelo município.
No caso específico dos animais em situação de rua, nós protetores antiespecistas (que defendemos o Direito Animal por completo) entendemos que DEVEMOS ZERAR A POPULAÇÃO DE ANIMAIS EM SITUAÇÃO DE RUA porque a situação de rua, por si só, viola o princípio da Dignidade Animal e outros direitos, garantidos na Constituição Federal de 88 e em outros dispositivos.
No evento, também foi assinado um convênio entre Município e Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) para veterinários que atuarão nos castramóveis fazerem residência no Hospital Veterinário da Uenf, e para que o Hospital dê suporte aos animais castrados pelo CCZ nas 24 horas pós-operatório. Achamos importante mas ainda é muito pouco.
Precisamos de UBS's animal com atendimento 24 horas, Centro Cirúrgico para animais de pequeno e grande portes e para diferentes tipos de cirurgias (como ortopédicas), emergência, UTI e outros setores de internação, bem como farmácias populares públicas para animais, equipes especializadas em resgate de animais ("Bombeiros" para animais) com carros adaptados para esses resgates, um setor de busca a animais desaparecidos (assim como existem para seres humanos), educação sobre Direito Animal nas escolas. Precisamos de uma Polícia Militar e uma Polícia Civil empáticas e defensoras do Direito Animal, que não comparem crimes contra animais com crimes contra pessoas, colocando os primeiros como menos importantes.
Campos-RJ precisa acabar de uma vez por todas com a exploração de animais em carroças, capacitando e realocando os carroceiros em uso de veículos motorizados e destinando os animais a um santuário de proteção; precisa pôr um fim nas já criminosas rinhas de galo, caça, envenenamento de animais, exposição de animais para entretenimento em locais públicos (como no Jardim São Benedito - assine, clicando aqui, a petição pelo fim dos viveiros), dentre outras inúmeras práticas de exploração que se arrastam há séculos nesse território.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Thaís Tostes

    [email protected]