Eleições na UFF Campos começam hoje - três chapas concorrem
06/07/2021 19:18 - Atualizado em 06/07/2021 19:25
Um dos maiores “trunfos” de Campos é ter em seu território Instituições de Ensino Superior de qualidade reconhecida nacionalmente — tanto públicas quanto privadas. Para as retomadas econômicas e sociais do município, muitos especialistas avaliam que elas só serão possíveis com a ajuda do polo universitário (veja aqui). Há cerca de um ano, a Folha da Manhã publicou 11 painéis (acesse aqui) sobre a crise econômica e suas saídas, ouvindo diversos membros da sociedade civil organizada campista. Como um dos pontos pacíficos, o tripé universidades, governo e empresas  foi tido como o alicerce mais viável ao desenvolvimento.
A UFF Campos carrega consigo essa responsabilidade — divida com outras instituições públicas de ensino superior em Campos —, atribuída pela qualidade de seus docentes, de suas produções acadêmicas e dos profissionais que formou na cidade. Para dirigir a Instituição nos próximos quatro anos (2021-2025), iniciou-se hoje (6) um processo eleitoral interno, onde professores, técnicos administrativos e alunos escolherão entre três chapas concorrentes (veja aqui). Segundo Elis Miranda, presidente da Comissão Eleitoral, a UFF Campos possui um colégio eleitoral composto por 42 técnicos administrativos, 140 docentes e 2469 alunos, entre graduação e pós. Na equivalência dos votos, os docentes possuem 70%, restando 20% para os técnicos e 10% para os discentes. As eleições terminam na próxima quinta-feira (8), com previsão de fim da apuração e divulgação do resultado na sexta (9).
Concorrem pela Chapa 1 os professores Claudio Henrique Reis e Valter Martins, Ana Maria Almeida e Rodrigo de Araújo Monteiro pela Chapa 2, Roberto Rosendo (atual diretor, concorrendo à reeleição) e Rita de Cassia pela Chapa 3. Os candidatos disputam os votos para Direção e Vice Direção. 
Novo campus da UFF na XV de Novembro - obras foram retomadas em junho
Novo campus da UFF na XV de Novembro - obras foram retomadas em junho
A Universidade Federal Fluminense está presente na região desde 1962, com a criação do Curso de Serviço Social. Atualmente conta com os cursos de Serviço Social, Ciências Sociais, Ciências Econômicas, História, Psicologia e Geografia. A UFF em Campos é formalmente estabelecida como Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional – ESR. Em um necessário projeto de expansão,  foi prometido à Universidade um novo campus em 2012, para ser construído na avenida XV de Novembro, região central de Campos. O novo espaço traria 36 salas de aula, 28 gabinetes de professores, onze laboratórios, uma biblioteca, um auditório, diretórios acadêmicos e administração. Porém, as obras foram abandonadas, situação que permaneceu até o mês passado (confira aqui), quando foram retomadas para conclusão dos dois prédios do novo campus da UFF, em Campos. Ainda não há previsão de sua conclusão.
 
 
 
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Edmundo Siqueira

    [email protected]