Projeto Paraesporte deixa a Fundação de Esportes de Campos e passa para a Uenf
- Atualizado em 29/06/2021 20:31
Maior projeto esportivo público do país voltado para pessoas com deficiência, o Paraesporte não é mais realizado pela Fundação Municipal de Esportes de Campos (FME). Foi anunciada nessa terça-feira (29) a mudança para a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), onde as atividades serão reiniciadas no próximo dia 22. A mudança foi encabeçada pelo vereador Raphael Thuin (PTB), que é embaixador das Olimpíadas Especiais Brasil e fundador do projeto, responsável por trazê-lo para Campos em 2017, quando era presidente da FME.
— Hoje é um dia histórico. Estamos de casa nova em um espaço amplo e arborizado, pronto para atender às pessoas com deficiência e a seus familiares, fazendo a inclusão e integrando à sociedade — disse Thuin.
A mudança acontece menos de duas semanas após o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PSD), ter exonerado profissionais de cargos comissionados ligados a Raphael Thuin e ao também vereador Bruno Vianna (PSL), sobretudo na FME. Um dos exonerados foi o então presidente da Fundação, Fábio Coboski, que estava no cargo desde que Thuin o deixou, em 2020, para disputar a eleição a vereador. Com a ida do Paraesporte para a Uenf, Coboski volta a ser o coordenador do projeto, cargo que ocupou de 2017 até assumir a presidência da FME.
Na apresentação do Paraesporte em sua nova casa, o reitor da Uenf, Raul Palacio, destacou a importância do projeto.
— É um momento de oportunidade para todos. Desde já, agradecemos essa possibilidade de atender às pessoas com deficiência em nossa cidade. Esse convívio ajudará, com certeza, na humanização de toda a comunidade acadêmica, além de fortalecer no processo de formação dos nossos alunos e de mostrar que a universidade está além do ensino, da pesquisa e da extensão. Revela que temos um grande compromisso com a sociedade — complementou Raul.
Criado em Rio das Ostras no ano de 2013, o Paraesporte chegou a atender, já em Campos, 1.100 alunos em diversas modalidades esportivas. Atualmente, as inscrições estão abertas e podem ser feitas na quadra de esportes da Uenf, das 9h às 16h, apresentando cópias dos documentos de identidade do aluno e do responsável, comprovante de residência, laudo médico e uma foto do aluno. (M.B.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS