Novo decreto implementa revezamento por CPF nos supermercados e multa para quem não usar máscaras em São Fidélis
Matheus Berriel 15/07/2020 18:42 - Atualizado em 30/07/2020 18:40
A Prefeitura de São Fidélis anunciou nesta quarta-feira medidas mais severas no combate à Covid-19. Entre elas estão o rodízio de pessoas em supermercados com base no número do CPF, multa para quem estiver sem máscara em locais públicos e proibição de atividades em pontos turísticos, cachoeiras e rios. O novo decreto foi publicado no Diário Oficial e já está em vigor.
Pela nova regulamentação, pessoas que tiverem o CPF terminando em número ímpar podem realizar compras em supermercados nos dias ímpares, enquanto quem tiver documento encerrado em número par fará suas compras em dias pares.
Antes da publicação do decreto, o prefeito Amarildo Alcantara já havia adiantado a implementação de barreiras sanitárias nos dois acessos ao Rio do Colégio, que costuma receber banhistas fidelenses e de outros municípios. Passará a ser permitida a entrada apenas de moradores e proprietários de terrenos na localidade, mediante apresentação de comprovante. Atualmente, há duas barreiras sanitárias nas entradas de São Fidélis, em pontos diferentes da RJ 158.
— A gente vai ter que tomar medidas que talvez nem todo mundo vá gostar, porque são necessárias. A gente viu que teve um afrouxamento e a coisa piorou. Vamos ter que tomar medidas no próximo decreto que a gente vai soltar, porque a situação está se complicando, e a gente não pode brincar. A zona de conforto que a gente tinha no Hospital Armando Vidal, hoje já é uma zona de preocupação — afirmou Amarildo Alcântara.
Outra informação antecipada, esta pela secretária municipal de Saúde, Janine Palagar, foi a do aumento da fiscalização do uso de máscara em locais públicos, com duas equipes durante o dia e outras duas à noite, e aplicação de multa para quem descumprir a norma.
— A gente fica pedindo: fique em casa quem puder. Tomamos algumas medidas de afrouxamento. Mas, infelizmente, a população não está entendendo o significado da palavra afrouxamento. Não significa que o vírus acabou. O vírus existe, a pandemia continua. Então, estamos sendo obrigados a tomar medidas drásticas e vamos tomar. Porque, vida, nós só temos uma, e temos que zelar por ela — disse Janine Palagar.
Até às 13h50 desta quarta-feira, segundo a Prefeitura, estavam ocupados seis dos 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e nove dos 37 leitos clínicos da rede pública municipal, sendo contabilizados também disponíveis na Extensão do Centro de Operações de Emergência da Covid-19, na Vila dos Coroados. De acordo com o boletim desta quarta, São Fidélis tem 18 mortes causadas por Covid-19 e 495 casos positivos da doença, com índice proporcional de uma confirmação a cada 78,1 habitantes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS