Música das campistas Érica Pontes e Vilma Rangel Braga é semifinalista do Festival Rádio MEC
Matheus Berriel - Atualizado em 28/07/2020 19:45
Artistas estão na semifinal da premiação pelo segundo ano consecutivo
Artistas estão na semifinal da premiação pelo segundo ano consecutivo / Reprodução/Facebook
Pelo segundo ano consecutivo, as campistas Érica Pontes e Vilma Rangel Braga estão na semifinal do Festival de Música da Rádio MEC. A canção “Chove”, parceria das duas e interpretada por Érica, foi classificada entre as 50 melhores da categoria música popular brasileira na 12ª edição do prêmio, que reúne obras inéditas de artistas da região Sudeste e do Distrito Federal. A fase atual, com votação popular, vai até 25 de agosto, dois dias antes da divulgação das 12 finalistas.
— Expectativa positiva. Sempre confiante! O importante é a música estar sendo veiculada durante esses meses na rádio, e um número maior de ouvintes ter acesso a composição e poder apreciá-la. Isso, para um artista, é de grande relevância. Espero agradar o público, sensibilizar e emocionar com essa canção — diz a cantora e compositora campista Érica Pontes.
Assim como “Felicidade”, música semifinalista em 2019, “Chove” também integra o primeiro CD autoral de Érica, “Por Causa de Você”, lançado em novembro do ano passado com apoio da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e sua casa de cultura, a Villa Maria, além do Orfeão de Santa Cecília. Todo o repertório do álbum é formado por músicas inspiradas em textos de sua sogra, a escritora, poeta e musicista Vilma Rangel Braga. A produção ficou a cargo do baixista André Rangel, marido de Érica e filho de Vilma.
— Para mim, foi motivo de orgulho e satisfação poder constatar a sintonia de nossos gostos e valores, sobretudo porque vejo na Érica alguém com muita sensibilidade e gosto artístico apurado. Sou suspeita em revelar isso, porque a admiro muito como artista e como pessoa — afirma Vilma Rangel Braga. — Quanto a ter uma canção classificada pela segunda vez no festival, é gratificante, inclusive, porque considero que a melodia inspirada nos meus versos conferiu um valor acentuado à minha intenção poética.
Como indica o título, “Chove” retrata em sua letra um dia chuvoso que, por conta de uma eterna saudade, faz chover também na alma (“choro de amor”, diz um trecho).
— Procurei compor algo que falasse desse amor e da saudade de uma forma leve e harmoniosa. Sem tristeza — comenta Érica Pontes.
— É sempre uma satisfação perceber a valorização de nossas emoções e sentimentos retratada em forma de arte natural, espontânea e despretensiosa — reforça Vilma.
De 27 de agosto a 27 de setembro, as 12 músicas finalistas serão veiculadas na grade de programação da Rádio MEC (AM/MF), em emissoras afiliadas à Rede Pública de Rádios (RPR) e veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A votação também será pela internet, restrita a um voto por IP, e os vencedores serão premiados com troféus e a transmissão da música na programação da Rádio MEC.
Neste ano, 1.029 obras foram inscritas no festival, divididas em nove categorias. O Rio de Janeiro teve o maior número de participações, 532, seguido por São Paulo, Minas Gerais, Brasília e Espírito Santo. A categoria de música popular foi a mais procurada pelos artistas, com 631 inscrições, entre elas “Chove”. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS