Rio do Colégio, em São Fidélis, será fechado para visitantes em decreto de combate à Covid-19
Matheus Berriel 15/07/2020 12:17 - Atualizado em 30/07/2020 18:37
A Prefeitura de São Fidélis publicará nesta quarta-feira (15) novo decreto com medidas mais severas no combate ao novo coronavírus. Uma delas será a implementação de barreiras sanitárias nos dois acessos ao Rio do Colégio, que costuma receber banhistas fidelenses e de outros municípios. A partir do decreto, passará a ser permitida a entrada apenas de moradores e proprietários de terrenos na localidade, mediante apresentação de comprovante. Atualmente, há duas barreiras sanitárias nas entradas de São Fidélis, em pontos diferentes da RJ 158.
— A gente vai ter que tomar medidas que talvez nem todo mundo vá gostar, porque são necessárias. A gente viu que teve um afrouxamento e a coisa piorou. Vamos ter que tomar medidas no próximo decreto que a gente vai soltar, porque a situação está se complicando, e a gente não pode brincar. A zona de conforto que a gente tinha no Hospital Armando Vidal, hoje já é uma zona de preocupação — afirmou o prefeito Amarildo Alcântara. Até a noite de terça-feira (14), a unidade de saúde recebia 14 pacientes pela Covid-19.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Janine Palagar, será ampliada a fiscalização do uso de máscara em locais públicos, com duas equipes durante o dia e outras duas à noite, e aplicação de multa para quem descumprir a norma.
Com 472 casos de Covid-19 confirmados até terça, São Fidélis tem índice proporcional de uma confirmação a cada 81,9 habitantes. Nesta quarta, foi registrada a 18ª morte pela doença. A vítima, Monica Pereira Gomes, tinha 29 anos, era moradora do bairro da Penha e sofria de obesidade. Ela foi a óbito no Hospital Armando Vidal, nove dia após ter dado entrada na unidade. O boletim desta quarta será divulgado entre o final da tarde e início da noite.
— A gente fica pedindo: fique em casa quem puder. Tomamos algumas medidas de afrouxamento. Mas, infelizmente, a população não está entendendo o significado da palavra afrouxamento. Não significa que o vírus acabou. O vírus existe, a pandemia continua. Então, estamos sendo obrigados a tomar medidas drásticas e vamos tomar. Porque, vida, nós só temos uma, e temos que zelar por ela — disse Janine Palagar.
Em breve, haverá publicação de um novo decreto com medidas de combate à pandemia. A secretária de Saúde informou que será ampliada a fiscalização do uso de máscara em locais públicos, com duas equipes durante o dia e outras duas à noite, e aplicação de multa para quem descumprir a norma. Outra medida tomada será a implementação de barreiras sanitárias nos dois acessos ao Rio do Colégio, passando a ser permitida a entrada apenas de moradores e proprietários de terrenos na localidade a partir de apresentação de comprovante. Atualmente, há duas barreiras sanitárias nas entradas de São Fidélis, em pontos diferentes da RJ 158.
— A gente vai ter que tomar medidas que talvez nem todo mundo vá gostar, porque são necessárias. A gente viu que teve um afrouxamento e a coisa piorou. Vamos ter que tomar medidas no próximo decreto que a gente vai soltar, porque a situação está se complicando, e a gente não pode brincar. A zona de conforto que a gente tinha no Hospital Armando Vidal, hoje já é uma zona de preocupação — disse o prefeito Amarildo Alcântara.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS