Campos anuncia liberação do comércio de rua, templos religiosos e salões de beleza
27/06/2020 18:27 - Atualizado em 27/06/2020 19:16
Movimentação no Centro (Fotos: Genilson Pessanha)
Movimentação no Centro (Fotos: Genilson Pessanha)
O prefeito de Campos, Rafael Diniz (Cidadania), anunciou na noite deste sábado (27), que o município vai entrar no nível 3 do isolamento social, a fase amarela, a partir da próxima quarta-feira, 1º de julho. Por decreto, a Prefeitura vai liberar o comércio de rua, cultos nos templos e igrejas, salões de beleza, cabeleireiros e manicures. Rafael, que informou nessa sexta-feira (26) ter testado positivo para Covid-19, disse que é preciso manter a prevenção e não descartou a possibilidade de voltar a adotar medidas mais rígidas, caso o número de casos volte a aumentar no município.
— Graças às medidas que adotamos de combate à Covid-19, como a abertura de 199 leitos, pela primeira vez o número de pessoas recuperadas é maior que o de ativos. Com isso, de acordo com nosso modelo matemático/estatístico, na próxima quarta-feira, Campos entrará no Nível 3, fase amarela. Vamos liberar o comércio de rua, cultos nos templos e igrejas, salões de beleza, cabeleireiros e manicures. Mas precisamos continuar adotando as medidas de prevenção. Caso contrário, poderemos voltar ao nível de lockdown — informou Rafael nas redes sociais (veja o vídeo no fim da matéria).
O comércio de rua fica liberado, inclusive no Centro, e todos os estabelecimentos comerciais terão de controlar a entrada e saída dos consumidores, além de seguir regras de higienização. Igrejas e templos religiosos ficam autorizados a funcionar com limite de 30% da capacidade e distância mínima de 2 metros entre as pessoas. Além de salões de beleza e estética, barbeiros, cabeleireiros e manicures, lojas de automóveis e concessionárias também voltam a funcionar. O prefeito também informou que shoppings estão passando por adaptações para que sejam incluídos na fase amarela, mas ainda não está permitida a reabertura.
Fase atual — Até terça-feira (30), Campos segue na fase de isolamento classificada pela cor laranja, o nível 4, que é a segunda com mais restrições para funcionamento do comércio não essencial. Com isso, além de supermercados, farmácias e outras atividades consideradas essenciais, continuam autorizados o funcionamento do delivery após às 23h, de lojas de informática e comunicação (em formato take away), clínicas médicas que ofereçam consultas eletivas, escritórios de advocacia, contabilidade, agências de seguro e de planos de saúde, além das atividades físicas individuais.
O plano de flexibilização das atividades econômicas no município, o “Campos daqui pra frente” é dividido em cinco fases que vai desde o lockdown total (nível 5, identificado pela cor vermelha), até o nível 1, representado pela cor branca, e que é de atenção moderada. Com base em estudos que levam em consideração a capacidade clínica de atendimento e taxa de infecção por coronavírus, as medidas serão reavaliadas semanalmente.
A Prefeitura já começou um processo de testagem em massa, com 30 mil testes, inicialmente. Na última semana, a testagem para comerciários foi liberada. Além disso, foram direcionados 154 leitos da rede municipal exclusivamente para o enfrentamento a pandemia (sendo 56 leitos de UTI, 94 leitos clínicos, 3 leitos de UPG e um de estabilização). Já são 72 leitos de UTI e 123 leitos clínicos, totalizando 199 leitos voltados, exclusivamente, para atendimento a pacientes com Covid-19.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS