Petrobras anuncia descoberta na região
08/04/2020 21:50 - Atualizado em 08/05/2020 19:40
Divulgação
Em meio a anúncios de cortes na produção por conta da pandemia de coronavírus, a Petrobras anunciou na última terça-feira a descoberta da presença de petróleo em um poço exploratório do bloco Sudoeste de Tartaruga Verde, localizado na Bacia de Campos. A área, chamada informalmente de Natator, se localiza a 130 km do litoral de Macaé. Segundo a empresa, o petróleo foi constatado em reservatórios carbonáticos da seção pós-sal.
Um sopro de uma boa notícia em meio as incertezas causadas pelo avanço do coronavírus. A Petrobras também anunciou que o patamar de produção de petróleo no Brasil para o mês de abril é de 2,07 milhões de barris por dia (bpd). A nova estimativa de produção mensal aprovada pela estatal inclui as reduções divulgadas nos dias 26 de março e 1º de abril.
Em nota, a companhia informou que fará acompanhamento diário da projeção de produção. Conforme os resultados poderá elevar ou diminuir as restrições para garantir a produção média do volume aprovado de 2,07 milhões bpd em abril.
De acordo com a companhia, o bloco Sudoeste de Tartaruga Verde foi adquirido na 5ª Rodada de Partilha de Produção em setembro de 2018. Ele está inserido no Polígono do Pré-sal, sob regime de partilha de produção. A Petrobras é operadora do bloco com 100% de participação.
A Agência Natural do Petróleo (ANP) também divulgou nesta semana o boletim mensal da produção de petróleo e gás natural referente a fevereiro. Neste mês, foram produzidos de 3,783 milhões de barris de óleo equivalente por dia, sendo 2,972 milhões de barris por dia de petróleo e 129 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural.
Com relação a janeiro, a produção de petróleo reduziu 6,2% e aumentou 19,4% na comparação com fevereiro de 2019. Já a de gás natural reduziu 7,1% em relação a janeiro e aumentou 17,1% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.
De acordo com os dados da ANP, a queda na produção de petróleo e gás natural em comparação com o mês anterior foi provocada principalmente pela ocorrência de paradas programadas. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS