Açu lidera grupo contra Covid-19
03/04/2020 19:35 - Atualizado em 08/05/2020 19:33
A diretora de Negócios Internacionais & Inovação do Porto do Açu, em São João da Barra, Tessa Major, foi escolhida para liderar a força-tarefa contra o coronavírus na Associação Internacional de Portos (IAPH) na América do Sul e Central, da qual é vice-presidente. O objetivo do grupo é analisar os impactos na indústria portuária internacional e reunir informações com base em referências de sucesso.
De acordo com o Porto do Açu, com o avanço do coronavírus no Brasil o empreendimento contactou portos de todo o mundo para participar do mapeamento dos desafios e soluções implementadas para evitar a disseminação do Covid-19. O resultado foi reconhecido pela IAPH, que distribuiu o documento e criou a força-tarefa para dar continuidade às trocas de experiências entre os portos. O grupo é composto por especialistas portuários reconhecidos mundialmente, como Antuérpia, Roterdã, Londres, Felixstowe, Los Angeles, Guangzhou e Busan.
A partir deste relatório, o Porto do Açu informou que propôs diretrizes em nível mundial para mitigar os impactos do coronavírus na indústria portuária. “Em todas as situações de crise e resposta a emergências, comunicação e colaboração pró-ativas são essenciais para garantir ações efetivas e eficientes. Isso não seria diferente frente ao Covid-19, ainda que ele tenha um alcance global. O Porto do Açu também usará dessa força-tarefa, ao mesmo tempo que nos esforçamos para lidar com o impacto do vírus, resguardando a segurança de todos e mantendo as operações portuárias ativas”, comentou Tessa Major.
Entre as práticas observadas e incentivadas, o relatório concluiu que a maioria dos portos ativou comitês de crise para monitorar o progresso do Covid-19 e propor diretrizes de mitigação. O home office e os turnos alterados para os trabalhadores operacionais também foram implementados por todas os portos associados à IAPH.
A força-tarefa incentivará os portos de todo o mundo a compartilhar conhecimento, para que possam dar continuidade às suas operações com segurança, durante a pandemia. Dados os impactos causados pelo Covid-19, a diretora do Açu analisa que é vital manter os portos em movimento para garantir que os países recebam materiais e bens essenciais para suas populações. A força-tarefa também estudou medidas para manter todos os funcionários e comunidades do entorno dos portos saudáveis e seguros. A conclusão é que ações coletivas e colaborativas serão fundamentais para manter a segurança e impedir a propagação do novo vírus. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS