Homem preso em operação das polícias Civil e Militar no Santa Rosa
Virna Alencar 25/11/2019 17:18 - Atualizado em 28/11/2019 15:45
  • Operação no Parque Santa Rosa

    Operação no Parque Santa Rosa

  • Homem preso em operação nas Casinhas do Nolita

    Homem preso em operação nas Casinhas do Nolita

Um jovem de 24 anos foi preso na tarde desta segunda-feira (25) durante uma operação da 146ª Delegacia de Polícia (Guarus) e da Polícia Militar, em uma área do Parque Santa Rosa, em Guarus, conhecida como Casinhas do Nolita. O suspeito seria um dos integrantes da facção do tráfico local e é apontado como autor de diversos homicídios tentados e consumados, este ano, na localidade. Ao tentar fugir dos agentes, ele foi baleado com dois tiros na perna e encaminhado para o Hospital Ferreira Machado (HFM). Com ele foi apreendida uma grande quantidade de maconha.
De acordo com o delegado titular da 146ª DP, Pedro Emílio Braga, foram empregadas 11 viaturas e 30 policiais, entre civis e militares, na ação que é resultado de um trabalho de inteligência que durou cerca de quatro meses até a prisão de Caveirinha.
— A gente já vinha alguns meses tentando localizar esse indivíduo que é um elemento de altíssima periculosidade sendo responsável por pelo menos duas dezenas de homicídios entre consumados e tentados somente nesse ano, sobretudo nos últimos seis meses, naquela região, uma localidade conhecida como Casinhas do Nolita. Ele é considerado um dos líderes do tráfico local, portanto, é uma prisão de extrema relevância para o controle dos índices de criminalidade, sobretudo de letalidade violenta aqui na região — declarou.
O delegado também falou sobre a dificuldade em prender o suspeito, que em outras ações policiais conseguiu fugir, o que justificou o reforço de 30 policiais que realizaram um cerco no local.
— Já havíamos nos últimos meses buscado a prisão dele em outras ações que não puderam ser bem sucedidas por se tratar de um indivíduo extremamente rápido, escorregadio. Ele já havia tentado fugir duas vezes da nossa equipe. Conseguimos identificar o imóvel abandonado, onde ele vinha se escondendo e na ação de hoje ele foi preso em flagrante na posse de grande quantidade de maconha e também estava armado. Ele chegou a fugir com a arma em punho, pulando diversos imóveis próximos, mas durante a sua fuga arremessou essa arma de fogo para um local onde não podemos mais encontrar. Há suspeita de que essa arma tenha sido levada por outros indivíduos ligados ao tráfico local, no momento em que a ação se desenrolava — acrescentou.
O delegado informou que durante a ação, que durou cerca de dois minutos, foram efetuados disparos de arma de fogo contra o suspeito que empreendia fuga. Em um determinado momento, ele foi alcançado por um policial que efetuou dois disparos em sua perna. Ainda assim, continuou em fuga, mas acabou se entregando no momento em que se viu cercado pelos agentes.
O delegado informou ainda que o suspeito contava com cinco mandados de prisão em aberto.
— Hoje ele era o alvo de Guarus, tanto da Polícia Civil quanto Militar. Então, sem dúvida foi um grande resultado para a segurança pública na cidade. Ele foi preso por tráfico de drogas em função da grande quantidade apreendida com ele e associação criminosa, de outros inquéritos, onde é apontado como autor de homicídios tentados e consumados, que resultaram nesses mandados de prisão em aberto contra ele — finalizou.
O comandante do 8° Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, ressaltou o trabalho integrado entre as Polícias Civil e Militar.
— A gente tem trabalhado de forma integrada, sem vaidade, buscando resultados. Sabemos que Nolita é um grande criminoso e prender ele hoje, que é responsável pelo cometimento de diversos homicídios na cidade pelo tráfico, é mais uma conquista na desarticulação do crime organizado — disse o comandante.
O material apreendido, cuja quantidade divulgada não foi divulgada, foi encaminhado para perícia técnica.
Fotos: Genílson Pessanha
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS