Terceira edição do FDP! começa neste sábado (02)
01/11/2019 20:36 - Atualizado em 05/11/2019 14:33
Folha da Manhã
Um marco da força e da representatividade da classe artística de Campos, a terceira edição do Festival Doces Palavras (FDP!) começa neste sábado (02), contando com uma leque de atrações que vai se estender até o próximo dia 30, de forma descentralizada, em 16 diferentes locais. Duas atividades marcam o primeiro dia do evento. Às 9h, haverá o lançamento da programação e o plantio de uma muda de peroba amarela no Jardim da Casa de Cultura Villa Maria, enquanto às 11h será feita visita guiada a túmulo de personalidades campistas no cemitério do Caju.
— Diante das dificuldades que passa o município, chegando ao ponto de a Prefeitura deixar de realizar um evento tão importante, por ser uma política pública de cultura voltada para a valorização das tradições locais, a união da classe artística, somando forças a diversas instituições, como a Câmara Municipal, foi um movimento bastante representativo para a manutenção do FDP!. Essa foi uma vitória da cultura campista, e todos os envolvidos estão de parabéns. Agora, é primordial que a comunidade também abrace e prestigie o FDP!. São mais de 80 atividades durante todo o mês de novembro, acontecendo em 16 espaços culturais e envolvendo mais de 20 instituições — disse o presidente da Associação de Imprensa Campista (AIC), Wellington Cordeiro.
De acordo com Wellington, houve uma tentativa de acabar com o FDP!, realizado pela Prefeitura em 2015 e 2017. Neste ano, após duas mudanças de datas, o poder público informou a desistência da realização devido ao contingenciamento de despesas decretado pelo prefeito Rafael Diniz. Daí veio a união dos produtores culturais.
— A escolha do início do Festival Doces Palavras para o Dia de Finados não foi por acaso, já que houve uma tentativa de se sepultar o FDP!. Mantemos o plantio de uma árvore que simboliza a perpetuação da vida, e por que não dizer do próprio FDP!. Nesta edição, será plantada uma muda de peroba amarela, árvore nativa de nossa região e ameaçada de extinção — explicou sobre a abertura do evento na Villa Maria.
A visita guiada no cemitério do Caju foi uma ideia da curadoria do FDP!, adaptando um projeto da historiadora Sylvia Paes.
— A questão é simbólica. A gente não quer que o FDP! morra. Por essa razão, escolhemos fazer esse passeio no Dia de Finados. É um simbolismo de vida para o FDP!. E a gente pretende fazer isso no cemitério do Caju, visitando alguns túmulos de pessoas que escreveram ou, de alguma forma, estiveram ligados com a literatura em Campos — disse Sylvia.
Entre os túmulos visitados estarão os do médico, poeta, escritor e jornalista Manoel Alberto Barbosa Guerra, da jornalista, escritora e poetisa Nina Arueira, e do médico Philippe Uebe, biografado pelo escritor Jorge Renato Pereira Pinto. Durante a visita, haverá comentários sobre a arte tumular.
— O cemitério, quero chamar atenção para isso, tem uma outra forma de escrita: são aquelas inscrições tumulares, que revelam muitas coisas. A própria arte tumular é uma forma de expressão que precisa ser interpretada como qualquer outro texto. Isso aí a gente também vai comentar nesse passeio — frisou Sylvia Paes.
Isaias Fernandes
Domingo (03) — Fechando o primeiro fim de semana do FDP!, acontecerá neste domingo a Feira da Confraria, de 12h às 18h, na sede da Confraria Musical. O evento reunirá música autoral de Giu de Souza, artesanato e gastronomia. Entrada franca.
Realização — Estão envolvidos na terceira edição do FDP!: AIC, Academia Campista de Letras (ACL), Academia Pedralva Letras e Artes, Academia de Letras do Brasil, Associação de Autoras e Autores Campistas, Câmara Municipal, Casa do Advogado (Ordem dos Advogados do Brasil — OAB), Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle), comunidade do Morrinho, Instituto Histórico e Geográfico de Campos, Cineclube Goitacá, Clube do Vinil de Campos, Santa Paciência Casa Criativa, Confraria Musical, Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) Darcy Ribeiro, Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindpetro-NF), Centro Cultural Marcelo Sampaio, Oráculo Espaço do Saber, Centro Universitário Fluminense (Uniflu), Instituto Federal Fluminense (IFF) e Espaço Multicultural Kátia Macabu. A participação da Uenf é múltipla, envolvendo a Villa Maria, sua editora (Eduenf) e a Encubadora Tecnológica de Empreendimentos (Itep).
SÁBADO (02)
9h — Abertura do Festival Doces Palavras (FDP!) com plantio de muda de peroba amarela — Villa Maria
9h às 14h — Exposição temporária “Urban Sketchers” — Museu Histórico
10h — Pintura infantil — Cidade da Criança
11h — Visita guiada a túmulos de artistas campistas (FDP!) — Cemitério do Caju
11h15 — Contação da história “A tartaruga que queria voar” — Cidade da Criança
11h30, 14h, 16h, 17h30 e 19h — Banho no chafariz — Cidade da Criança
13h às 18h — Jogos pedagógicos — Cidade da Criança
15h — Contação da história “Alice e um desejo” — Cidade da Criança
15h30 — Brincadeiras — Cidade da Criança
16h — Apresentações pelas quartas de final do Canta Campos — Jardim São Benedito
17h — Esquete teatral “A menina e os brinquedos” — Cidade da Criança
18h15 — Contação da história “A boneca falante” — Cidade da Criança
18h30 — Momento com desenhos infantis — Cidade da Criança
23h — Shows de Júlio Souza, Larice Barreto, Bira Bello, Gabriel Ferrari e Rafa Carneiro — Rancho da Ilha
DOMINGO (03)
9h às 14h — Exposição temporária “Urban Sketchers” — Museu Histórico
10h — Exibição dos curtas-metragens “Apoca” e “Apoca 2” — Museu Histórico
10h — Pintura infantil — Cidade da Criança
11h15 — Contação da história “A tartaruga que queria voar” — Cidade da Criança
11h30, 14h, 16h, 17h30 e 19h — Banho no chafariz — Cidade da Criança
12h30 — Exibição do curta-metragem “Apoca 3” — Museu Histórico
12h às 18h — Feira da Confraria (Música Autoral de Giu de Souza, artesanato e gastronomia) (FDP!) — Confraria Musical
13h às 18h — Jogos pedagógicos — Cidade da Criança
15h — Contação da história “Alice e um desejo” — Cidade da Criança
15h30 — Brincadeiras — Cidade da Criança
17h — Musical “Ritmos e Cores” — Trianon
17h — Esquete teatral “A menina e os brinquedos” — Cidade da Criança
18h15 — Contação da história “A boneca falante” — Cidade da Criança
18h30 — Momento com desenhos infantis — Cidade da Criança

ÚLTIMAS NOTÍCIAS