Sambista de fato e direito
Matheus Berriel 02/11/2019 10:07 - Atualizado em 11/11/2019 15:00
Campista Aluísio Machado será homenageado no Trianon
Campista Aluísio Machado será homenageado no Trianon
Será realizada na próxima terça-feira (05), às 20h30, a entrega do Troféu Folha Seca, que terá como homenageado em sua 20ª edição o compositor campista Aluísio Machado. Em 2020, ele terá pela 14ª vez um samba de sua autoria embalando o desfile do Império Serrano no Carnaval Carioca, este na Série A (grupo de acesso). Destinada a convidados, a noite festiva da Folha da Manhã no Teatro Municipal Trianon, em Campos, contará ainda com apresentação da Banda do Síndico, em um tributo a Tim Maia.
Assim como a era dos shows em praias e as famosas feijoadas, o evento de fim de ano tem história na Folha. O da próxima terça será o 20ª ininterrupto desde 2000, além do inaugural, realizado dois anos antes, como lembrou a diretora presidente do Grupo Folha, Diva Abreu Barbosa.
— Surgiu a ideia de fazer um show no Trianon para clientes, assinantes, tipo uma confraternização de fim de ano. Era em dezembro. Fizemos o primeiro, mas não fizemos no ano seguinte. Um dos patrocinadores do primeiro, do Grupo MPE, me cobrou, perguntou por que eu parei. A partir daí, foi ininterrupto, virou evento de calendário fixo. E passou para novembro por conta de festas de fim de ano, confraternizações, etc. Sempre procuramos trazer um bom nome da música popular brasileira. Não um nome midiaticamente em alta, mas pessoas que atestam a qualidade da música popular brasileira — comentou.
Outra tradição é alimentada no Troféu Folha Seca, destinado a personalidades campista com destaque nacional e/ou internacional. A entrega a Aluísio Machado, atualmente com 80 anos, vem para reconhecer seu trabalho no meio do samba. Numa entrevista à Folha, em março, o próprio Aluísio, que nasceu embaixo de uma árvore em Guarus, lamentou a falta de reconhecimento na planície goitacá, deixada com apenas um ano de idade.
— Prefiro ser homenageado em vida. Depois da morte, para mim, não interessa mais nada. E espero voltar aí, pelo menos para fazer show, cantar... Espero um convite — disse o vencedor de seis Estandartes de Ouro, prêmio concedi-do pelo jornal O Globo aos destaques do Carnaval Carioca, e que na ocasião se preparava para receber o tradicional prêmio Plumas e Paetês Cultural, também no Rio de Janeiro. Entre seus sucessos que embalaram a escola da Serrinha, destaque para “Bumbum, Paticumbum, Prugurundum”, samba-enredo do Império Serrano em 1982.
Desta vez, o discurso é de satisfação. “Agora, eu fico gratificado por ser lembrado e receber uma homenagem em vida. Estou muito feliz pelo fato de meu nome ter sido escolhido entre outros”, comentou Aluísio Machado: “Espero ter uma boa recepção e agradar a todos vocês aí”.
No evento de terça, o homenageado do Troféu Folha Seca divulgará em Campos sua biografia, “Aluísio Machado: sambista de fato, rebelde por direito”, publicado em 2015. O livro foi escrito pelo professor Luiz Ricardo Leitão, da Uni-versidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
A entrega do Troféu Folha Seca tem patrocínio do Grupo MPE, da Águas do Paraíba, Caixa Econômica Federal e Auto Viação Brasil. Apoiam o evento: Forte Telecom, Rad Med, Imbeg e Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. Participações: Império Cerveja Puro Malte, Palace Hotel, BL Publicidade e Propaganda, Piccadilly Bar, Abertura Promoções, Chicre Cheme, Rogil Tour e Campos Cópia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS