Fruticultura é aposta para a diversificação
03/06/2019 21:37 - Atualizado em 10/06/2019 17:06
A diversificação da produção agrícola em Campos ganha mais uma iniciativa para o seu incremento. Após o Tomatec, que produziu, em 2018, cerca de três toneladas de tomate em quatro unidades, o novo projeto em fruticultura do município já tem três polos de plantio de mamão, com média de 400 pés cada. O plantio do mamão do tipo Bela Nova começou nas localidades de Mata da Cruz, Brejo Grande e Santa Anna, ambos no assentamento Zumbi dos Palmares, aproveitando um terço de hectare por polo.
O vice-presidente da Codemca e coordenador de Agroindústria do órgão, Marcel Cardoso, acaba de visitar duas destas unidades, ao lado do secretário executivo do Conselho de Segurança Alimentar (Consea) Municipal, José Armando Barreto. A visita técnica foi acompanhada pelo ecofisiologista da Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense), Eliemar Campostrini, junto a três estagiários em agronomia. Campostrini é especialista em plantas tropicais e subtropicais, com trabalho no laboratório de melhoramento genético de plantas da universidade.
O projeto, com enfoque na Agricultura Familiar, tem parceria com a empresa Agrocinco, que vem atuando junto ao município em todo o desenvolvimento. Coordenador de Agroindústria da Codemca, Marcel Cardoso ressaltou como proposta a busca pela diversificação na atividade de agricultura da cidade:
— Após o sucesso do Tomatec, agora iniciamos o apoio à produção de mamão, que tem alto consumo pela população, e fácil adaptação às condições climáticas e de manejo da nossa região. Escolhemos os produtores pelo destaque deles com a fruticultura, que é uma das opções mais viáveis para a diversificação da cultura agrícola do nosso município. É mais uma ação voltada à preocupação com a economia municipal para além dos royalties — destacou Marcel.
A produtora Edimeia Rodrigues, que recebeu a visitação em Santa Anna, comentou sobre a expectativa para essa nova fase:
— Estou apostando na produção agora com esse novo apoio. Espero progredir muito em nossa atividade e ter uma colheita satisfatória a partir dessa parceria com a Prefeitura — afirmou.
Para o plantio do mamão, o tempo de semeadura até início de colheita é de oito a nove meses. Prefeitura e Agrocinco realizam constantemente visitas fazendo o acompanhamento desse processo nas três unidades.
No último fim de semana, José Armando também esteve no Zumbi dos Palmares.
— Foi um domingo de aprendizado no campo, distribuindo as mangueiras para a irrigação por gotejamento no projeto de cultivo do mamão Papaya. Uma nova cultura, uma grande oportunidade de parceria entre o governo e o pequeno produtor familiar— afirmou José Armando. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS