Mês dedicado à doação de sangue
Ícaro Barbosa 08/06/2019 17:14 - Atualizado em 18/06/2019 13:29
Isaías Fernandes
Os diversos problemas políticos enfrentados pelos brasileiros, nos âmbitos municipais, estaduais e federais, fazem com que a população se distancie de empecilhos que ela própria pode ajudar na resolução. A área da Saúde Pública sempre foi alvo de críticas, mas a campanha nacional “Junho Vermelho” tenta impactar a população a fim de conseguir arrecadar mais doações nesse período que, por motivos de chuvas, feriados e férias escolares, registra, no cenário nacional, uma queda de 30% na doação de sangue, deixando limitado os estoques dos hemocentros em todo o país. O dia 14 de junho é, também, o Dia Internacional da Doação de Sangue, e os hemocentros de todo o Brasil planejam uma ação especial para arrecadação de bolsas nesta data.
Apesar de a campanha ter iniciado desde o dia 1º deste mês, em Campos as atividades em prol do movimento começarão nesta segunda-feira (10), com uma programação de coletas itinerantes de sangue. A primeira ação acontece na praça do Santíssimo Salvador, das 8h às 15h. As coletas itinerantes acontecem durante todo o mês de junho em diferentes pontos da cidade.
Segundo funcionários do Hemocentro Regional, as doações de sangue não têm sido suficiente para realizar todo o abastecimento que inclui os hospitais públicos de Campos e de 14 outros municípios da região, sendo eles: São João da Barra, Itaocara, Varre-Sai, Cambuci, Natividade, Quissamã, Porciúncula, Aperibé, São Francisco de Itabapoana, Bom Jesus do Itabapoana, Macaé, Pádua, São Fidélis, Miracema.
Segundo a assistente social do Hemocentro Rosangela Soares, “a movimentação do nosso Hemocentro está fraca para o número de atendimentos feitos aqui. Visto que a nossa meta diária é de 70 doações”. Rosangela também comentou que a doação de sangue geralmente acontece após uma campanha para uma pessoa conhecida, mas que a doação voluntária também é muito importante e revelou que a maior parte dos doadores são do sexo masculino. A assistente social fez questão de destacar que o Hemocentro não sofre com falta de pessoal ou equipamento, o que falta é o número de doações suficientes.
O Hemocentro Regional de Campos funciona todos os dias, inclusive finais de semana, das 7h às 18h, no Hospital Ferreira Machado (HFM), que fica situado na rua Rocha Leão, 2, no Caju.
Doadores devem seguir alguns protocolos - Para doar sangue é preciso apresentar documento de identidade com foto, ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal. Vale lembrar que o intervalo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.
Algumas pessoas com mais de 60 anos que nunca doaram sangue e estão com a saúde em dia chegam a questionar o motivo de não poderem fazer a doação, enquanto os que já eram doadores antes do 60 podem.
Para explicar a situação, a diretora do Hemocentro Regional de Campos, Sandra Chalhub, informou que essa medida visa proteger o doador. “Isso é fruto de uma determinação legal, que visa proteger o doador. Os doadores frequentes desenvolvem uma série de mecanismos biológicos que os prepara para o ato. Já os que tem a idade entre 60 anos ou mais, mas nunca doaram, não os desenvolveram e podem ser atingidos por alguma comorbidade, frequente em pessoas dessas idades”, disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS