Agentes mirins recebem orientações para combate ao Aedes aegypti
17/06/2019 19:59 - Atualizado em 18/06/2019 13:41
Agentes mirins recebem orientações
Agentes mirins recebem orientações / Divulgação-Supcom Campos
A penúltima etapa do projeto “Campos contra o Aedes aegypti” aconteceu na manhã desta segunda-feira (17), no auditório da Prefeitura de Campos, com o treinamento dos agentes mirins, alunos das escolas municipais participantes. A princípio, 15 unidades de diferentes áreas da cidade participam do projeto com cinco alunos cada. O objetivo é ensinar os agentes a identificar criadouros do Aedes aegypti, o ciclo de vida do mosquito e a importância do descarte correto do lixo. No último dia 10, os agentes multiplicadores, professores articuladores e auxiliares de serviços gerais das escolas foram capacitados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
A iniciativa é realizada pelo Programa Saúde na Escola (PSE), Coordenação de Ciências da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte e CCZ, com o apoio do departamento de Animação Cultural e Bandas da secretaria de Educação e do Departamento de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde.
— Os agentes mirins são grandes soldados desse projeto e hoje eles tiveram a oportunidade de conhecer o vetor e aprender como combatê-los em suas casas, na comunidade, na escola. Esse é o nosso maior objetivo, ensiná-los a atuar na prevenção — disse Carla Salles, coordenadora de Ciências da secretaria de Educação.
Durante a palestra foi apresentado aos alunos o projeto “10 minutos contra o Aedes”, onde os agentes mirins junto aos agentes multiplicadores ficarão encarregados de fazer a vistoria em suas escolas, às terças-feiras, com o CCZ. Além da escola, eles foram incentivados a praticar a vistoria também em suas casas, toda quinta-feira.
Agentes mirins recebem orientações
Agentes mirins recebem orientações / Divulgação-Supcom Campos
Empolgado e participativo na palestra, Pedro Machado, 10 anos, aluno da Escola Municipal Carlos Chagas, está ansioso para colocar em prática tudo que aprendeu. “Estou animado para chegar em casa e compartilhar com os meus pais o que foi dito aqui. Vou ensiná-los e incentivá-los toda quinta a fiscalizar a nossa casa e também toda terça-feira meus amigos na escola”, comentou Pedro.
— Esse projeto é de extrema importância no combate ao mosquito Aedes, o causador da dengue, zika e chikungunya, e os pais e educadores sabem como as crianças são fortes aliadas nessa luta. As crianças naturalmente prendem a atenção dos adultos, elas absorvem o que aprendem e gostam de compartilhar com todos. Muitas vezes tem mais impacto do que um adulto falando — comentou o diretor do CCZ, Marcelo Sales.
Também participaram a coordenadora do PSE, Cátia Mello e o Supervisor do CCZ, Sílvio Sidney Pinheiro.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS