Cinema francês de volta a Campos
17/06/2019 18:32 - Atualizado em 19/06/2019 18:29
Após longa ausência, o Festival Varilux de Cinema Francês está de volta a Campos neste fim de semana. Com entrada gratuita, na sexta-feira (21), domingo (23) e terça-feira (25), o Teatro Municipal Trianon receberá um dos maiores festivais, como forma de democratizar aos campistas o acesso à cultura cinematográfica. A iniciativa é realizada através da parceria entre a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e o Coletivo Cine Clube Marighella. Os ingressos deverão ser retirados na bilheteria do Teatro Trianon, uma hora antes de cada sessão.
— É com entusiasmo que a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima integra o circuito do 10º Festival Varilux de Cinema Francês. Com uma expectativa de alcançar um milhão de espectadores, o Festival já construiu fama junto a inúmeros fãs campistas, que estão aplaudindo a parceria efetivada com o Cine Marighella e seu fundador, Léo Puglia, para este momento especial aos adeptos da sétima arte — destacou a presidente da FCJOL, Cristina Lima.
De acordo com a parceria.a Prefeitura de Campos cederá o Teatro Trianon. Os longas-metragens exibidos visam atingir diversos públicos, de crianças a adultos, com distintas classificações indicativas. Os gêneros apresentados passam por animação, comédia, comédia dramática, drama, suspense e drama histórico. O espaço também será de debate, após a sessão do último filme “A Revolução em Paris”, que evidencia o período histórico ao olhar das mulheres.
— É muito importante que o evento volte a acontecer na cidade, oferecendo a oportunidade de o público campista ter acesso à cultura, de promover a reflexão e debate. É uma grande oportunidade essa parceria que trará o cinema francês a Campos — disse o fundador do Coletivo Cine Clube Marighella, Léo Puglia.
Durante a primeira edição, em 2010, o festival percorreu nove cidades brasileiras, exibido em 11 salas de cinema e visto por aproximadamente 25 mil pessoas. Já em 2018, atingiu quase todo o Brasil, tendo passado por 88 municípios, 118 salas e prestigiado por um público de 172 mil pessoas. O festival cresceu gradativamente em número de cidades, de salas de cinema e de público. Em 2019, a 10ª edição pretende ultrapassar a marca de um milhão de espectadores em todo Brasil e Campos fará parte deste momento importante. (A.N.) (C.C.F.)
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS