Campos já matou até outubro mais do que todo o ano de 2017
15/10/2018 23:09 - Atualizado em 17/10/2018 15:10
Em ano marcado pela intervenção federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro, o número de assassinatos em Campos neste ano já superou todo o ano de 2017. Na tarde de ontem, Patrick dos Santos Lima, de 24 anos, foi morto a tiros na comunidade Sapo II, no Parque Eldorado, a cerca de 200 metros de uma base da Polícia Militar (PM). Já no último domingo (14), o jovem Lucas de Oliveira Santos, de 26 anos, também foi morto a tiros no Parque Presidente Vargas, mesmo bairro onde houve uma troca de tiros entre criminosos e policiais na manhã de ontem. Os assassinatos foram o 186º e 187º ocorridos no município em 2018, conforme aponta levantamento da Folha da Manhã, superando os 185 registrados ao longo dos 12 meses de 2017. Ainda ontem, a PM realizou mais uma operação Servir e Proteger em Guarus.
Segundo a PM, militares estavam em patrulhamento de rotina no Parque Eldorado quando ouviram os disparos de arma de fogo, por volta das 17h30. Patrick estava na rua 2, quando foi surpreendido por homens em um veículo Gol, de cor vermelha, de onde foram deflagrados pelo menos dez disparos. Mesmo ferido, a vítima tentou correr, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ele foi atingido no peito, tórax e costas. Próximo ao corpo polícia encontrou dez cápsulas, de calibres 380 e 9 mm.
Já em relação ao homicídio do Parque Presidente Vargas, informações da 146ª DP dão conta de que Lucas estava na rua Expedicionário Amaro Dias, por volta das 12h, quando foi surpreendido por cerca de 10 disparos de arma de fogo. Segundo a PM, os tiros foram efetuados por quatro suspeitos que estavam em um Jeep Renegade marrom. Lucas chegou a dar entrada no Hospital Ferreira Machado (HFM) com três perfurações no abdômen e uma na perna direita, mas acabou não resistindo. Um homem de 34 anos, que estava próximo ao local do crime, foi baleado no pé direito e também recebeu atendimento médico. Em seu depoimento, ele não soube informar os autores nem a motivação do crime.
Ontem, de manhã, a PM recebeu denúncia de que cinco ou seis homens de uma comunidade do bairro, conhecida como Cantinho do Beiço, estavam armados e se preparavam para um ataque na rua da Vala, atrás da avenida Carmem Carneiro. Os PMs foram recebidos a tiros e revidaram durante toda a perseguição. A PM também informou que os homens estavam com uma bolsa de armas e conseguiram fugir por uma região de mata, próxima à lagoa do Vigário. Ninguém se feriu, e não houve nenhuma prisão. Ainda segundo a PM, o ataque faz parte de um conflito interno de integrantes de uma mesma facção para assumirem pontos do comércio ilegal de entorpecentes. Entre os criminosos envolvidos, alguns seriam da Bahia e outros teriam saído recentemente de presídios, beneficiados por indulto pelo Dia das Crianças, comemorado na véspera.
Jovem e menor baleados no último domingo
Na noite de domingo, também aconteceu um caso de tentativa de homicídio no Parque São Silvestre, outro bairro de Guarus. Um adolescente de 17 anos e um jovem de 19 foram baleados por volta de 19h, na rua Murilo Peixoto. De acordo com a PM, o suposto atirador estava em um Gol vermelho. Ele fugiu sem ser identificado. As vítimas foram socorridas por populares para o HFM, onde receberam atendimento médico. Um dos feridos foi baleado na cabeça, no abdômen e nas costas, enquanto o outro, apenas nas costas. A assessoria da unidade hospitalar informou que o jovem de 19 anos passou por cirurgia e está internado, em estado estável, no Centro de Terapia Intensiva. O adolescente recebeu alta. Não há informação sobre o que teria motivado o crime. A ocorrência é mais uma investigada pela 146ª DP.
O grande número de homicídios e tentativas fez Campos se manter na lista das cidades mais violentas do mundo. Ranking divulgado em março pela organização de sociedade civil mexicana Segurança, Justiça e Paz mostrou o município na 45ª colocação, com 37,53 homicídios a cada mil habitantes. O resultado havia sido ainda pior na edição de 2017, quando Campos ficou em 19º, com 57,45 assassinatos na mesma proporção. Algumas operações têm sido feitas pela PM, principalmente em Guarus, para combater a criminalidade.
Ontem, houve mais uma etapa da Operação Servir e Proteger no Parque Santa Cecília, na entrada para o Santa Rosa, com fiscalização e revista de veículos. Além de monitorar as entradas dos bairros, os agentes fizeram policiamento ostensivo em outras regiões. O balanço não foi divulgado.
Região - Na tarde de domingo, Anderson Nascimento Brasil, de 42 anos, morreu após ser baleado em um quiosque na Vila dos Coroados, em São Fidélis. O autor dos disparos tentou fugir, mas foi cercado e socorrido por populares. Após receber socorro, ele foi preso. No mesmo dia, três jovens foram assassinados no distrito de Santa Irene, em Casimiro de Abreu. As vítimas foram Thiago Vital Chagas da Silva, de 21 anos, e os irmãos Marcos Vinícius da Silva Gomes, de 22, e Alan Willian da Silva Gomes, de 28. Os autores dos tiros seriam dois homens que teriam brigado com o trio depois da venda de um automóvel. Eles não foram encontrados. Já em Macaé, Felipe Silva Zamperine, de 29 anos, foi morto a tiros na avenida principal do bairro Aterrado do Imburo. Os suspeitos fugiram de moto sem serem identificados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS