Atafona é cenário do filme "Cadeia Alimentar"
15/10/2018 18:10 - Atualizado em 17/10/2018 15:46
Gravações começaram segunda-feira
Gravações começaram segunda-feira / Paulo Pinheiro - Divulgação
Começaram, nessa segunda-feira (15), as gravações para o filme “Cadeia Alimentar”, que terá Atafona, distrito de São João da Barra, como cenário. O curta-metragem conta com a participação de atores consagrados no meio artístico, como os globais Mateus Solano, David Júnior e Guilherme Ferraz. Também terá as presenças de Jeniffer Nascimento e Iane dos Santos. Produzida pela Funil Produções, a obra também tem cerca de 20 figurantes locais, que vão compor o elenco.
De acordo com o diretor e roteirista, Raphael Medeiros, a escolha de Atafona aconteceu por ele já ter realizado trabalhos de filmagem, em 2012, para empresas de grande porte na região. Ele contou que foram conversas com pescadores locais que o fizeram pensar na produção do filme, cujas gravações continuam terça (16) e quarta-feira (17).
Gravações começaram segunda-feira
Gravações começaram segunda-feira / Paulo Pinheiro - Divulgação
Marco Eckart, um dos produtores do filme — ao lado de Rodrigo Balocco —, contou que as gravações dessa segunda-feira começaram às 6h, na praia. Depois, seguiram à tarde no Pontal e no Centro Cultural, na parte central de São João da Barra.
— As gravações foram muito produtivas, com uma estrutura bem legal. Os trabalhos foram com Mateus Solano, David Junior e Guilherme Ferraz. Nossa equipe, toda do Rio de Janeiro, adorou a cidade, que está abraçando a gente e o nosso filme — disse.
Gravações começaram segunda-feira
Gravações começaram segunda-feira / Paulo Pinheiro - Divulgação
Também haverá gravações nesta quarta, com Solano, Junior e Ferraz explicou Eckart. Na quarta-feira, além dos três, participará a atriz Iane dos Santos e, em caso de liberação da Globo, Jeniffer Nascimento.
“Cadeia Alimentar” trata do abuso do homem com a natureza e é inspirado em Atafona. A história possui dois personagens principais: um pescador, que possui a cabeça de um peixe (Guilherme Ferraz), e outro pescador, explorador da natureza, vivido (Mateus Solano).
Gravações começaram segunda-feira
Gravações começaram segunda-feira / Paulo Pinheiro - Divulgação
Ainda segundo Marco Eckart, o objetivo da obra é conscientizar o ser humano em relação ao contato com a natureza.
— Raphael teve a ideia de fazer o filme depois de conhecer a história de Atafona, de como o mar acabou tomando o que era dele. O filme fala disso, do conflito do mar com o homem. Até onde o homem está indo? E até onde a natureza nos aceita? A gente pretende mostrar esse limite. O personagem do Mateus Solano representa o homem, enquanto o do Guilherme Ferraz, a natureza.
Gravações começaram segunda-feira
Gravações começaram segunda-feira / Paulo Pinheiro - Divulgação
O filme tem apoio da Prefeitura de São João da Barra, através das secretarias de Turismo e de Pesca e do Departamento de Cultura. “A Prefeitura apoia este trabalho artístico, pois entendemos que é uma forma de divulgarmos o município e suas belezas naturais”, afirmou o secretário de Turismo, Edivaldo Machado.
Elenco — Mateus Solano, um dos protagonistas da trama, atua na Globo desde 2003, tendo papéis de destaque desde 2009, quando interpretou Ronaldo Bôscoli na minissérie “Maysa — Quando Fala o Coração”. No mesmo ano, viveu os gêmeos idênticos Miguel e Jorge, na novela “Viver a Vida”.
Solano ainda teve vários outros trabalhos de destaque na Rede Globo, como no remake de “Gabriela”, em 2012; na telenovela “Amor à Vida”, de 2013; vivendo Zé Bonitinho no remake da série “Escolinha do Professor Raimundo”, em 2015; “Liberdade Liberdade”, em 2016; e “Pega Pega”, no ano passado.
David Júnior faz parte da novela “O Tempo Não Para” (2018), tendo atuado, também, em “Pega Pega” (2017). Guilherme Ferraz trabalhou nas telenovelas “Malhação Conectados” (2011-2012); “A Regra do Jogo” (2015-2016); e “Rock Story” (2016-2017).
Já Jeniffer Nascimento, que também é cantora, estreou, em 2014, em seu primeiro papel de destaque na televisão em “Malhação”, interpretando Solange, uma garota carioca que sonhava em se tornar uma grande cantora. No ano seguinte, esteve no elenco da novela “Êta Mundo Bom!”. No ano passado, viveu a vilã cômica Tânia em “Pega Pega”, em 2017. Os atores também trabalharam em vários filmes e peças de teatro. (J.H.R.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS