Plantio de ipomea para fixação de dunas em Atafona
09/06/2017 18:29 - Atualizado em 13/06/2017 12:16
  • Plantio de ipomea em Atafona

    Plantio de ipomea em Atafona

  • Plantio de ipomea em Atafona

    Plantio de ipomea em Atafona

  • Plantio de ipomea em Atafona

    Plantio de ipomea em Atafona

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra iniciou o plantio de ipomea nas dunas paralelas ao trecho da Avenida Atlântica, em Atafona, onde está sendo feito o trabalho de remoção com retorno ao mar da areia acumulada nas residências e ruas, proveniente do processo de erosão costeira. A ação faz parte da programação oficial em comemoração à Semana do Meio Ambiente.
Segundo o secretário da pasta, Alex Firme, esse plantio da vegetação de restinga para fixação das dunas cumpre também, junto ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), uma condicionante da execução do serviço de desobstrução da via pública. “Os serviços de recuperação de áreas de restinga e a retirada da areia das casas e do asfalto, ocasionarão mais segurança, tranquilidade e proteção do patrimônio de veranistas e moradores, possibilitando o direito de ir e vir do cidadão”, declarou Alex.
A subsecretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Joiciara Pedra, explicou que o caule da ipomea espalha-se pelo terreno arenoso, emitindo raízes profundas responsáveis pela fixação de dunas e areias litorâneas. “Além da sua importância como fixadora, a ipomea atua ainda no paisagismo, como atração da fauna”, completou Joiciara. (A.N.)
Fotos: Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS