Investimento em campos maduros pode aquecer economia
28/06/2017 15:52 - Atualizado em 29/06/2017 13:26
Dr. Aluízio
Dr. Aluízio/Divulgação
"A urgência que precisa ser vencida é o desemprego. A porta de entrada, em um curto prazo, é a revitalização dos campos maduros na Bacia de Campos". Esse é o balanço que o prefeito de Macaé, Dr. Aluizio, fez nesta quarta-feira (28), após a Feira Brasil Offshore, evento internacional de petróleo e gás realizado na última semana, no município.
Dr. Aluizio, também presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), anunciou que a perspectiva pode gerar um novo cenário para o retorno dos empregos já em 2018.
— Já tivemos diversas conquistas como a quebra do marco regulatório, retorno da agenda de leilões em setembro, flexibilização do conteúdo local e possibilidade de mudanças nos tributos do petróleo. Mas esses avanços são para uma expectativa de resultados em 2021. Já o retorno da produção de campos maduros traz resultados mais imediatos. Tudo depende apenas de uma questão contratual entre a Petrobras, que não tem mais interesse em investir, e fornecedoras, por meio de consórcios — explicou o prefeito.
Coletiva do prefeito de Macaé
Coletiva do prefeito de Macaé / Divulgação
Durante a apresentação, Dr. Aluizio destacou que a cidade obteve um déficit de 40 mil empregos formais nos últimos quatro anos. Com o retorno dos investimentos em campos maduros, caso dez sondas sejam reativadas, por exemplo, a expectativa é gerar 20 mil empregos. Os números representam 50% dos postos de trabalhos perdidos em Macaé.
— É possível mudarmos esse cenário se tivermos investimentos e tecnologias. Todos os gestores municipais do Estado do Rio de Janeiro estão unidos e vamos cumprir uma agenda em Brasília para incentivarmos esse projeto. Seja diretamente no petróleo, na hotelaria ou no comércio, a única forma do estado e o país saírem da crise é através de novos empregos —acrescentou Dr. Aluizio. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS