Entreposto servirá como atracadouro
28/06/2017 18:44 - Atualizado em 01/07/2017 12:23
Pontal de Atafona
Pontal de Atafona/Folha da Manhã
Em meio às dificuldades para atracar embarcações de maior porte em consequência do avanço do mar na foz do rio Paraíba do Sul, em Atafona, a solução encontrada foi a liberação parcial das obras do entreposto pesqueiro artesanal. A solicitação, feita pelos pescadores à prefeita Carla Machado durante visita ao Pontal, no último dia 23, foi discutida em reunião nessa terça-feira (27).
Enquanto isso, a maré permanece baixa, conforme previsto pela Defesa Civil do município. Segundo o calendário, a previsão é de que o mar volte a avançar na próxima segunda-feira. O monitoramento segue e a secretaria de Meio Ambiente trabalha na tentativa de retirada da areia que se acumulou no local, impedindo a passagem dos barcos.
O Coordenador da Defesa Civil, Adriano Assis, informou que a área que sofre com acúmulo de areia é de responsabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A secretaria de Meio Ambiente está em contato com órgão para conseguir a autorização, que permite a dragagem.
Por ser dotado de um calado mais profundo, de acordo com a secretaria de Pesca, o entreposto poderá receber barcos de médio porte, permitindo que os profissionais realizem o desembarque do pescado com mais segurança. Cerca de 250 embarcações atuam em Atafona, segundo a secretaria. (A.N.) (J.F.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS