Atafona: Bruno pede audiência
27/06/2017 20:34 - Atualizado em 28/06/2017 18:51
Bruno Dauaire propôs e vai presidir CPI
Bruno Dauaire propôs e vai presidir CPI
A Assembleia Legislativa (Alerj) vai promover audiência pública para discutir soluções a fim de conter o avanço do mar em Atafona, no município de São João da Barra. A iniciativa é da Comissão Especial de Desenvolvimento do Norte Fluminense, presidida pelo deputado Bruno Dauaire (PR), e contará com a participação das comissões permanentes de Meio Ambiente e de Defesa Civil e da Comissão de Representação do rio Paraíba do Sul. A data ainda vai ser confirmada. O deputado quer que a audiência aconteça em São João da Barra e está buscando conciliar as agendas dos deputados que presidem as comissões.
Nessa terça-feira, Bruno já tinha conseguido as assinaturas de 55 deputados no manifesto que lançou na véspera pela construção de estabilização e recuperação do Pontal atafonense. Ele pretende, nas próximas horas, contar com as assinaturas de todos os 70 deputados. “Estive há poucos dias no Pontal de Atafona, durante o período de maré alta, e vi a situação. É muito grave. É preciso agir”, afirmou.
— Nosso manifesto é uma forma de chamar a atenção das autoridades estaduais e nacionais para o problema do avanço do mar, que é sério e necessita de uma resposta efetiva — disse o deputado, que também é membro da Comissão de Defesa Civil e relator da Comissão do Rio Paraíba do Sul. “Já existe [no site da Prefeitura de SJB] um abaixo-assinado no mesmo sentido e todas essas iniciativas são de grande importância”.
Bruno quer convidar para a audiência pública pesquisadores, representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), pescadores e integrantes dos movimentos SOS Atafona e Atafona Resiste. “É fundamental que todos participem. Que vereadores, deputados estaduais e federais e Prefeitura estejam unidos”, defendeu o deputado.
Na semana passada, a deputada Rosângela Zeidan (PT) esteve na região afetada pelo avanço do mar, junto com a prefeita Carla Machado (PP). Na ocasião, Zeidan falou sobre a necessidade de uma audiência pública e que já havia solicitado ao governo estadual.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS