Campista é destaque em fórum
Matheus Berriel 09/06/2017 21:55 - Atualizado em 13/06/2017 12:12
Um dos municípios atendidos pela concessionária Autopista Fluminense, responsável pela administração da BR-101/Norte, Campos dos Goytacazes terá uma representante na 2º Fórum Arteris da Juventude pela Segurança no Trânsito, que começa neste domingo, na República do Lago, acampamento de férias localizado na cidade de Leme, em São Paulo. A estudante Thaís Siqueira da Silva, de 17 anos, da Escola Municipal Amaro Prata Tavares (antiga Escola Vilma Tâmega), está entre os dez alunos da região selecionados para participar do evento, que tem, entre outros objetivos, a conscientização e cativação dos alunos sobre a importância de assumirem responsabilidades perante suas comunidades, com uma postura proativa e consciente, e contribuir na mudança de políticas públicas, para que estas se tornem mais inclusivas e eficientes na função de promoverem o respeito à vida. Além de Campos, a região também enviará representantes de Quissamã e Conceição do Macabu.
Atualmente cursando o 9º ano do Ensino Fundamental, Thaís terá a missão de atuar como agente multiplicadora do conhecimento adquirido no fórum. Para conseguir a vaga, ela montou um projeto com possíveis soluções para os problemas de trânsito, identificados em uma pesquisa prévia, com outros alunos de 12 a 17 anos. A dinâmica seletiva teve como tema o questionamento “O que nos deixa vulneráveis no transito?”. “Soube através de uma professora, que falou com a turma sobre o programa. Decidi participar por achar importante essa questão da consciência por parte dos alunos. Também achei uma oportunidade legal para aprimorar conhecimentos”, disse Thaís ao destacar que o medo de sofrer algum acidente de trânsito faz com que ela tenha maior interesse em discutir o assunto. “Tenho muito medo porque viajo muito. Nos finais de ano, costumo pegar muita estrada. A gente faz aquilo que tem consciência. Mas se o outro não tiver, como vai ser? Graças a Deus nunca sofri nenhum acidente de trânsito e pretendo não sofrer. É muito importante discutirmos esse assunto”, completou a “jovem embaixadora da segurança no trânsito”.
A participação de Thaís no fórum é fruto da parceria do Grupo Arteris, do qual faz parte a Autopista Fluminense, com a secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Campos. A Escola Municipal Amaro Prata Tavares, antiga Escola Municipal Vilma Tâmega, é uma das instituições públicas de ensino do município que fazem parte do projeto Escola Arteris, com participação nos programas “Educar para Humanizar o Trânsito” e “Viva Meio Ambiente Arteris”. A gerente de Projetos Especiais do Grupo Arteris, Aline Nogueira, ressaltou a importância da parceria, “por promover a educação no trânsito através da ideia de humanização e os cuidados com o meio ambiente de forma lúdica, inovadora e conceituada”.
Mãe se orgulha com desempenho de aluna
Na parede da sala da casa de Thaís, no Centro de Campos, uma foto de sua mãe, Marinês dos Santos, em sua formatura na faculdade de engenharia, no ano de 2009. A imagem serve de exemplo da importância da educação, princípio levado a sério na família. “A educação é a maior herança que podemos deixar para os nossos filhos”, afirmou Marinês, que, além de Thaís, também tem um filho de 19 anos, este cursando faculdade de arquitetura.
Sobre a filha mais nova, Marinês não esconde o orgulho pelo destaque na escola. Segundo ela, Thaís sempre foi muito estudiosa. “Ela sempre foi muito interessada. Teve uma época que ficou um pouco desligada, mas foi coisa passageira, de adolescente. Nunca me deu trabalho”, contou ao reforçar que a presença da filha no fórum é muito gratificante, pois mostra que o dever de dar educação está sendo bem cumprido.
— Eu fiquei muito orgulhosa por ela ter sido escolhida. Aqui em casa, a gente tem muito diálogo. Conversamos muito sobre assuntos importantes para a sociedade. Então, vê-la levando isso para a escola e se destacando, é muito bom. Fiquei muito orgulhosa pela minha filha — disse a mãe.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS