Plantio de arroz em destaque
16/06/2017 21:04 - Atualizado em 21/06/2017 11:37
Italva, no Noroeste Fluminense, está diversificando no campo com a plantação de arroz e feijão. A secretaria estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, através da Pesagro-Rio, em parceria com a Emater-Rio, realizou em maio a colheita de duas Unidades de Pesquisa Participativa com as cultivares de arroz irrigado, a Epagri-109 e BRS Tropical, na Microbacia Valão Carqueja, no município.
O trabalho demonstrou a viabilidade técnica e econômica do sistema rotacionado das culturas do arroz e do feijão em várzeas do Noroeste Fluminense. Nas Unidades de Pesquisa, foram adotadas todas as recomendações técnicas para a cultura: escolha da área, análises de fertilidade do solo, preparo do solo, irrigação, densidade de semeadura, controle de invasoras, espaçamento entre linhas, época ideal de colheita e secagem dos grãos.
Antes da colheita, foi retirada uma amostra de 10m2 de cada cultivar para avaliação da produtividade. A Epagri–109 produziu 9.000kg/ha e a BRS Tropical 8.600kg/ha, mostrando o alto potencial produtivo das duas cultivares. As análises de qualidade de grãos mostraram altos rendimentos de grãos, acima de 70% de rendimento de máquina e 93% de grãos translúcidos.
  • Produção foi vendida para a prefeitura de Italva

    Produção foi vendida para a prefeitura de Italva

  • Produção foi vendida para a prefeitura de Italva

    Produção foi vendida para a prefeitura de Italva

Em área de 3.696m2, obteve-se produtividade média de 7.846kg/ha com a cultivar Epagri–109; em área de 4.146m2, a cultivar BRS Tropical obteve produtividade de 4.950kg de grãos por hectare. Na área total de 7.842m2, com as duas cultivares, colheram-se 4.950 kg de grãos, com produtividade média de 6.312 kg/ha.
Toda a produção de grãos será comercializada na Prefeitura de Italva, no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), estabelecendo-se valor 20% superior à cotação média do produto no município, beneficiando a agricultura familiar. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS