Região pede ação do governo
15/06/2017 16:36 - Atualizado em 21/06/2017 11:46
Dr. Aluizio e Rodrigo Maia
Dr. Aluizio e Rodrigo Maia / Divulgação
O prefeito de Macaé e presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), Doutor Aluizio, mantém ritmo de ação para que a região não perca sua importância na cadeia produtiva do setor de petróleo, principalmente, agora, que todos os olhos estão voltados para o pré-sal, da Bacia de Santos. Na última terça-feira (13), ele esteve em Brasília com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, quando explicou ao parlamentar a necessidade da indústria de óleo e gás voltar sua política de investimentos, urgentemente, para a Bacia de Campos, que passa por queda de produção nos campos maduros e falta de política de novos investimentos. O município, ainda prepara para o próximo dia 20 a abertura da maior feira do setor realizada no país, a Brasil Offshore.
Em Brasília, o prefeito pontuou que os moradores de Macaé e região clamam pelo olhar do governo federal que, ao mesmo tempo, é econômico e político.
— Rodrigo Maia é um dos maiores expoentes da política nacional. Hoje, em Brasília, pude explicitar que esta demanda pelo ressurgimento da Bacia de Campos, através de várias empresas multinacionais já instaladas na nossa cidade e com capacidade reconhecida, é uma luta política. E com o apoio dele acreditamos estar próximos deste novo momento — disse Dr. Aluizio.
O prefeito acredita que somente com investimentos na atividade do petróleo será possível superar a crise que Macaé e os municípios da região atravessam. “Com os novos investimentos, vindos das prestadoras, conseguiremos dar empregos há 25 mil pessoas em toda região. Seja diretamente no petróleo, na hotelaria ou no comércio. A única forma do estado e o país saírem da crise é através de novos empregos. É o início de um novo tempo”, ressalta.
A expectativa no momento é com a realização da nona edição da Brasil Offshore que atrai olhares para Macaé.
Feira prever movimento de R$ 250 milhões
A Brasil Offshore, Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás é o terceiro maior evento de petróleo do mundo. Os preparativos estão a todo vapor no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. O evento acontecerá de 20 a 23 de junho, das 14h às 21h.
A estimativa para esse ano é receber 550 marcas expositoras, 53 mil visitantes e movimentar R$ 250 milhões em negócios, em 40 mil metros quadrados de evento. Nesta edição, tanto os visitantes e quem planeja fazer investimentos terão a oportunidade de ampliar sua rede de contatos e gerar novas parcerias.
  • Preparação para evento no Centro de Convenções

    Preparação para evento no Centro de Convenções

  • Preparação para evento no Centro de Convenções

    Preparação para evento no Centro de Convenções

  • Preparação para evento no Centro de Convenções

    Preparação para evento no Centro de Convenções

  • Preparação para evento no Centro de Convenções

    Preparação para evento no Centro de Convenções

  • Preparação para evento no Centro de Convenções

    Preparação para evento no Centro de Convenções

Empresas —
Entre os nomes já confirmados para a feira estão Petrobras; Petrustech, referência no fornecimento de serviços essenciais para apoiar a indústria internacional de energia; a Wärtsilä Brasil, multinacional finlandesa em soluções e prestação de serviços para navios; o Estaleiro Mauá, de plataforma portuária industrial; NUCLEP, de equipamentos pesados, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Tiger Rentank do Brasil, de locação de equipamentos homologados para logística offshore.
A programação e o credenciamento para a Brasil Offshore Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás estão no site www.brasiloffshore.com.
Braço do ministério da Educação no evento
O governo federal também estará participando da feira de óleo e gás através do Instituto Federal Fluminense. A secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) estará com um estande no evento, junto com os cinco Polos de Inovação dos Institutos Federais, incluindo o Polo de Inovação Campos do IFFluminense – Embrapii.
No estande, de 84 metros quadrados, situado em uma área nobre da Feira, serão expostos os projetos inovadores bem-sucedidos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, além da divulgação de atividades e prospecção de parcerias por parte dos Polos de Inovação dos Institutos Federais (IFs). O evento contará com exposição de mais de 550 marcas e deverá reunir mais de 52.000 visitantes e compradores qualificados.
Realizada dentro da principal Bacia de Exploração de Petróleo e Gás do Brasil, a Brasil Offshore é o terceiro maior evento da área no mundo e o maior do Hemisfério Sul. Com temáticas multidisciplinares, a Feira contempla diversas áreas da Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) e todas as áreas dos Polos de Inovação dos IFs: Ambiental (IFFluminense); Metal-mecânica (Ifes); Saúde (IFBA); e Sistemas Embarcados (IFMG e IFCE). (D.P.P.) (A.N.)
Fotos: Secom/Macaé e Rui Porto Filho/Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS