Lira Santa Cecília festeja 100 anos
09/06/2017 18:51 - Atualizado em 24/06/2017 23:47
Varre-Sai comemora em 2017 os 100 anos da Lira Santa Cecília, patrimônio histórico-cultural do município. Para celebrar a data, a prefeitura municipal de Varre-Sai, através da secretaria de Educação e Cultura e secretaria de Turismo, está realizando várias atividades envolvendo o tema. A primeira foi a apresentação da Lira Santa Cecília no Projeto Arte na Praça que se apresentará nas demais edições do projeto.
Na Festa de Abril, a Lira fez uma apresentação com a Orquestra Sinfônica do Corpo de Bombeiros. No local do evento, foi montada uma tenda cultural contando a história da Lira. Também como parte das comemorações, está prevista ainda a reestruturação do prédio da Lira com vasto acervo cultural e ainda uma inauguração de um monumento em praça pública, entre outras atividades.
O presidente da Lira, Waldir Fabbri, destacou o que o centenário da Lira representa. “Os 100 anos da Lira representa um marco histórico na região noroeste fluminense, sendo a única banda centenária e ela passa a ser considerada patrimônio histórico estadual”, lembrou Waldir.
História da Lira - Fundada em 17 de abril de 1917, por Giuseppe Tupine e Dante Daleoli, inicialmente a Lira Santa Cecília era composta por oito músicos que tocavam piston, clarinete, bombardino, sax hornes, contra-baixo, bombo e um par de pratos.
A primeira apresentação aconteceu na Fazenda do Castelo, no Espírito Santo, sob a regência de Carolino Haussmann. Embora, a primeira apresentação na então Vila de Varre-Sai tenha acontecido no dia 22 de novembro de 1917, dia de Santa Cecília-padroeira da música.
Os festejos dedicados à Lira Santa Cecília foram transferidos no final da década de 1960 para o último domingo do mês de abril, devido às fortes chuvas que caem na região em novembro. Em 06 de janeiro de 1954, a Lira constitui-se organização registrada, sendo o presidente de Honra, o fundador Giuseppe Tupine que acolhia as reuniões e ensaios da Lira em sua residência.
Sendo que em 25 de abril de 1971, a Lira passa a ter seu próprio prédio, na rua Felicíssimo Faria Salgado.
Fortemente ligada à história de Varre-Sai, a Lira Santa Cecília participou de momentos importantes como as comemorações do final das duas grandes guerras mundiais e o centenário da Independência de Varre-Sai.
Prefeito Silvestre Gorini foi integrante da banda e1942
O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, de 85 anos, ingressou como músico na Lira em 1942, onde permaneceu por 30 anos tocando clarineta, se transformando mais tarde em presidente. Em suas recordações do período, ele lembra a construção da sede, pela qual batalhou pessoalmente.
“O maestro Orlando Tupine com muita dificuldade realizava leilões, com doações de algumas pessoas e na fase final, conseguimos uma verba com um deputado e com esse dinheiro, inauguramos a sede”, afirmou.
Outra lembrança foi a participação da Lira em momentos históricos como a emancipação do município.
“A Lira participou dos principais eventos e comícios incentivando a população a votar pelo sim e foi fundamental nesse aspecto”, disse o prefeito. Silvestre ressaltou ainda que “a banda era a atração principal nos eventos na cidade. Quando foi criada não existia rádio e nem televisão.”
(A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS