Vigilância amplia a campanha de vacinação contra a gripe
25/05/2017 18:28 - Atualizado em 26/05/2017 13:48
Vacina contra a gripe
Vacina contra a gripe / Supcom
O município de Campos, com base nas orientações do Ministério da Saúde, irá prorrogar até o dia 9 de junho a Campanha de Vacinação contra a Influenza, que terminaria nesta sexta-feira (26) em todo o país. A princípio, a Vigilância em Saúde de Campos iria ampliar, a partir desta segunda-feira (29), a vacinação para as pessoas que não estão dentro do público-alvo, mas diante de recente comunicado do Ministério da Saúde, a imunização segue apenas para o grupo prioritário. A vacinação continua em cerca de 50 unidades de saúde distribuídas na cidade.
De acordo com o Ministério da Saúde, durante esse período, continuará sendo recomendada a vacinação dos idosos com 60 anos ou mais; dos trabalhadores da área da saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores.
A diretora de Vigilância em Saúde de Campos, Andréya Moreira, ressaltou a importância da vacina. “As pessoas que estão dentro do público alvo devem tomar a vacina o quanto antes. Vale destacar que por se tratar de uma vacina de vírus morto não há nenhum problema que ela seja tomada junto da vacina contra a febre amarela”, comentou, ressaltando que os acamados devem agendar a vacina através do telefone da Vigilância: (22) 98175-2482.
Em Campos, de acordo com dados da Vigilância em Saúde, 62.557 doses da vacina foram administradas até a 5ª semana de imunização, encerrada no dia 19 de maio. Segundo o órgão, dentre o grupo prioritário, a campanha atingiu até essa data a meta de 95% de imunização dos profissionais de saúde; 70% das puérpera; 50% das gestantes; 55% dos idosos; e 30% das crianças de 6 meses a menores de cinco anos.
A vacina contra a gripe não é recomendada para alérgicos a proteína do ovo e da galinha, para quem tem alergia a qualquer componente da vacina e para menores de 6 meses. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS