Pescadores falam das necessidades
25/05/2017 20:31 - Atualizado em 26/05/2017 16:45
Pescadores de Ponta Grossa dos Fidalgos durante visita de representantes da superintendência de Pesca e Aquicultura apontaram que a retirada da grande quantidade de vegetação aquática, que impede o deslocamento das pequenas embarcações para a área de pesca no meio da lagoa é a demanda mais imediata, segundo o presidente da Associação de Pescadores, Nelson Francisco de Carvalho.
As grandes ilhas de vegetação se deslocam com a incidência de ventos mais fortes, impedindo a saída das mais de 150 canoas para os locais de pesca.
Segundo o superintendente adjunto de Pesca e Aquicultura, José Armando Barreto, a operação das comportas é feita pela equipe do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). “Eles afirmam, e nós da superintendência concordamos, que a grande preocupação é com a garantia de água para as atividades humanas. A segurança hídrica precisa estar sempre em primeiro lugar”, ressalta.
Já com os pescadores às margens da lagoa, a conversa foi em torno da falta de peixes para o sustento de suas famílias. Segundo eles, todas as 18 comportas no Canal das Flechas estão fechadas, impedindo a entrada de peixes do mar para a lagoa. O robalo e a tainha são as principais espécies capturadas e que oferecem melhor volume de captura.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS