Maio amarelo para conscientizar trânsito
25/05/2017 14:21 - Atualizado em 26/05/2017 13:44
Campanha Maio Amarelo
Campanha Maio Amarelo/
Quatro mil trezentos e dez: este é o número de acidentes de trânsito registrados em Campos no ano de 2016. Para evitar novos casos, a cidade de Campos participa do “Maio Amarelo”, uma campanha mundial de luta pela conscientização e humanização no trânsito. Na manhã desta quinta-feira (25), uma equipe do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT) atuou no cruzamento da avenida Pelinca com a rua Conselheiro José Fernandes, com faixa, adesivos e panfletos, para orientar e esclarecer motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
O número de acidentes foi informado pelo presidente do IMTT, Renato Siqueira. Ele relatou que os casos envolvem carros, motos e atropelamentos. “Este número é 30% superior à média mundial, que já é grave. Destes acidentes, aproximadamente 54% estão relacionados às motocicletas, nas quais muitas vezes, os condutores não utilizam equipamentos de segurança, como o capacete e, trafegam em alta velocidade, não respeitando regras básicas de segurança”, pontuou.
Integrante do grupo de educação no trânsito do IMTT, Edmilson Nogueira, que atua na iniciativa, contou que a ideia é conscientizar as pessoas sobre o número de acidentes no Brasil e no mundo. No ranking mundial, o país ocupa a nona posição. “Então, estamos fazendo essa campanha para mostrar à população que todos nós fazemos parte do trânsito e que nossa escolha faz diferença. A escolha de fazer o certo ou o errado”, ressaltou.
Ele explicou que maio foi escolhido pela ONU como o mês da conscientização. Os agentes do IMTT têm feito a campanha em diversas ruas de Campos. “Estamos criando uma malha em toda a cidade para atender a maior parte dos usuários, principalmente nos locais com maior índice”, contou.
Entre os principais objetivos da campanha “Maio Amarelo”, estão a importância da sinalização viária, do uso dos equipamentos de segurança e o respeito aos limites de velocidade. Segundo Renato Siqueira, todos os usuários do sistema de trânsito devem estar atentos à legislação para que haja redução dos índices de acidente no município.
— É importante que as pessoas contribuam para tirar o Brasil do nono lugar do ranking de acidentes no mundo. Há registros da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que 90% destes acidentes ocorrem nos países em desenvolvimento. Ao todo, 178 países foram pesquisados. A previsão de vitimados de acidentes para 2020, no mundo, é de dois milhões de pessoas, se a proporção de acidentes continuar. Isso representa quatro vezes a população atual de Campos sendo vítima de acidentes. Dados de 2009 da OMS apresentaram 50 milhões de pessoas no mundo com sequelas de acidentes — destacou Siqueira.
A iniciativa conta com participação da Guarda Civil Municipal, Sest/Senat, Corpo de Bombeiros e Guarda Mirim, programa desenvolvido pela Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ). (P.V.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS