Vereadores sob risco de perder mandato quase um ano após a posse
Saulo Pessanha 30/12/2021 08:20 - Atualizado em 30/12/2021 09:13
A Justiça Eleitoral de Campos trabalha com a hipótese de cassar o mandato de quatro vereadores que cumprem regularmente as atividades no Legislativo. Todos vão completar, no mês de janeiro, um ano de exercício de suas funções, eleitos que foram em 2020.

Sem fazer juízo de valor se Rogério Matoso e Marcione da Farmácia, do DEM, Nildo Cardoso e Bruno Viana, do PSL, saíram vitoriosos nas urnas beneficiados por fraude eleitoral, o que se questiona é a celeridade no processo.

O que ocorre é que o Ministério Público Eleitoral (MPE) pede a cassação do mandato dos quatro vereadores. O argumento é que o DEM e o PSL não cumpriram a cota feminina exigida pela legislação eleitoral.

Contra o PSL, a acusação do MPE é que houve candidaturas laranja de mulheres apenas para completar o mínimo de 30% exigido por lei. Contra o DEM, a denúncia é de não atingir o percentual de candidatas femininas.

Um ano já se passou em que os vereadores foram eleitos e empossados e só agora o MPE se manifesta. Demorou. Um posicionamento já poderia ter sido tomado. Afinal, o levantamento dessas possíveis irregularidades não parece ser uma tarefa tão difícil assim.
(Fotos/Folha de Italva)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Saulo Pessanha

    [email protected]