Retrospectiva 2021 - Parceria com a Sabra e verba da Alerj para reformar prédio do Arquivo Público Municipal
31/12/2021 08:35 - Atualizado em 31/12/2021 09:05
Arquivo Público Municipal de Campos
Arquivo Público Municipal de Campos
Casa do Arquivo Público Municipal de Campos desde 2002, o Solar do Colégio será reformado em breve. Foi assinado em agosto um termo de cooperação entre a Prefeitura e a Sociedade Artística Brasileira (Sabra) para recuperação do patrimônio histórico do município, começando justamente pelo prédio localizado em Tocos, na Baixada Campista. Já no último dia 16, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou repasse de R$ 30 milhões do seu fundo especial para três projetos da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), entre eles a reforma do Arquivo, que completou 20 anos em maio.
Pertencente à Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e integrado ao Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), o Arquivo Público Municipal abriga arquivos históricos da Prefeitura e da Câmara Municipal, além de documentos e jornais, entre eles o acervo do extinto jornal “Monitor Campista”. Fica no local, por exemplo, a documentação cartorária da Comarca de Campos, que representa 70% do seu acervo, incluindo documentos criminais e cíveis oriundos dos cartórios da região do século XVII ao século XX.
— Essa obra no Arquivo Público de Campos é uma conquista histórica para toda a região. É um acervo que precisa ser digitalizado, é um prédio histórico que precisa de reforma, e eu sabia que o presidente André Ceciliano, junto com os demais deputados, não deixaria esse importante instrumento cultural de fora do apoio da Alerj. Queria parabenizar ainda o prefeito Wladimir Garotinho, que também foi incansável na busca por esses recursos, assim como o reitor da Uenf, Raul Palacio — disse no último dia 16 o deputado estadual Bruno Dauaire (PSC), um dos coautores da lei que viabilizou a verba para os projetos da Uenf.
André Ceciliano apresentou a proposta de repasse da verba durante visita a Campos, em 29 de setembro. No início de outubro, Bruno Dauaire, o prefeito Wladimir e o reitor da Uenf, Raul Palacio, se encontraram com o presidente da Alerj e apresentaram as plantas e a planilha de custo orçamentário do projeto.
Segundo Raul Palacio, após a reforma, o Solar do Colégio sediará também o programa de Agroecologia da universidade, permitindo uma série de pesquisas em colaboração com o Arquivo Público. O dinheiro será repassado pela Alerj à própria Uenf, responsável pela execução do projeto. Também faz parte do pacote a criação de um museu e de uma escola de extensão na casa sede da Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio.
Desde 2011, o Arquivo Público de Campos leva o nome do escritor Waldir Pinto de Carvalho. Atualmente, é dirigido pela historiadora Rafaela Machado. Além de abrigar o equipamento, o Solar do Colégio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS