Campos recebe vacina contra a gripe e aplicação será retomada na segunda
30/12/2021 10:33 - Atualizado em 30/12/2021 10:39
Campos recebe doses da vacina contra a gripe
Campos recebe doses da vacina contra a gripe / Divulgação - Subcom Campos
Campos recebeu 3.370 doses de vacina contra a gripe na noite dessa quarta-feira (29). Com o novo lote, a secretaria municipal de Saúde vai retomar, na próxima segunda-feira (3), a imunização da população contra a doença. O município também recebeu 4.560 doses da Pfizer contra a Covid-19, além de seringas, agulhas e diluente da vacina. Os imunizantes foram entregues pelo Governo do Estado na Coordenação Geral de Armazenagem, em Niterói.
A vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe, estava sendo aplicada somente em gestantes, desde o último dia 20, em razão da falta de doses provocada pelo aumento da procura pela vacina. “Os imunizantes serão distribuídos para os postos de vacinação ao longo desta quinta-feira (30), e, por isso, a aplicação acontecerá somente a partir de segunda”, explica o coordenador de Imunizações, Leonardo Cordeiro.
Os locais de imunização serão divulgados assim que concluída a logística de distribuição da vacina. Poderão receber a vacina contra Influenza toda a população com idade a partir dos 6 meses que ainda não se vacinou este ano. O interessado deve apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão da vacina. No caso de gestante, o cartão pré-natal se faz necessário.
Orientação — Para evitar infecções virais, incluindo a gripe e Covid-19, além da vacina, a etiqueta respiratória deve ser praticada por todos. Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ou com lenço descartável. Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos. Também lave corretamente as mãos com água e sabão ou use álcool 70% e máscara. Manter distanciamento social e evitar aglomerações também é muito importante.
Em caso de sintomas gripais, a população deve buscar atendimento em uma das Unidades Pré-Hospitalares (UPH’s), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de atendimento para Covid-19, para triagem e avaliação médica. Caso seja descartada a infecção pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), os pacientes são encaminhados para a rede de assistência conforme a gravidade do seu quadro clínico.
Vacinação contra a Covid-19 — A subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) mantém duas estratégias de imunização: diurna, das 9h às 16h, que acontece em 11 postos, e a noturna, das 18h às 22h, em cinco Unidades Pré-Hospitalares (UPH’s).
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS