Vigilância Sanitária alerta para produtos sem selos de inspeção em Campos
08/11/2021 20:43 - Atualizado em 08/11/2021 20:53
O Departamento de Vigilância Sanitária (VISA), em Campos, alerta consumidores e comerciantes sobre os riscos da comercialização e consumo de produtos de origem animal sem os selos de inspeção municipal, estadual e federal. A assessora chefe da VISA, Vera Cardoso de Melo, explica que muitos estabelecimentos no município, em especial açougues e supermercados, têm colocado produtos à venda, como linguiça e carne para churrasco, por exemplo, sem os três selos principais de inspeção. São eles: Sistema de Inspeção Municipal (SIM), Sistema de Inspeção Estadual (SIE) e Sistema de Inspeção Federal (SIF).
“Temos ainda o selo Arte, que certifica produto artesanal para venda no país. Sem esse selo, o produto é considerado clandestino”, disse Vera, ressaltando ainda que, para a comercialização dos produtos de origem animal em todo o país se faz necessário o SIF e para comercialização dentro do Estado, é exigido o SIE.
Vera disse que a VISA tem recebido muitas denúncias de produtos sem os referidos selos, o que acaba acarretando em apreensão de grande quantidade de alimentos e prejuízo para o comerciante. “Em um único estabelecimento já chegamos a apreender de 300 a 400 quilos de produtos. Nosso objetivo é proteger os consumidores para que consumam produtos de qualidade e os comerciantes para que não tenham prejuízo”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS