Prefeitura faz chamamento para segunda dose da vacina
- Atualizado em 08/11/2021 18:59
A Secretaria Municipal de Saúde orienta às pessoas, que ainda não receberam a segunda ou terceira dose da vacina contra a Covid-19, a procurarem um dos postos de vacinação ou fazerem o agendamento online. O diretor municipal de Atenção Básica, médico infectologista Rodrigo Carneiro, explicou que estudos mostram que a imunização só é totalmente eficaz se o esquema vacinal estiver completo, ou seja, as duas doses ou a dose única aplicada (vacina da Janssen).
O município está com 75% da população com 18 anos ou mais vacinada com as duas doses ou dose única. Entre os adolescentes, com idade entre 12 e 17 anos, o percentual é de 85,6% vacinados com a primeira dose e 7,6% com a segunda. “Não podemos baixar a guarda agora. Só estamos conseguindo reduzir o número de casos, internações e óbitos por causa da estratégia de vacinação adotada pela secretaria”, disse Rodrigo Carneiro.
Para saber se passou do prazo para receber a segunda dose, a pessoa deve verificar a data da primeira aplicação, no cartão de vacinação. Em Campos, o prazo para tomar a segunda dose da CoronaVac é a partir de 21 dias após a aplicação da primeira dose, de seis semanas para a Pfizer e de oito semanas para AstraZeneca, ambas após a primeira dose. Já para tomar a terceira dose, a pessoa deve esperar um intervalo de seis meses após a aplicação da segunda dose. 
Rodrigo Carneiro lembra que o município continua aplicando a primeira dose da vacina para aqueles que têm 12 anos ou mais. A partir desta segunda-feira (08), a segunda dose da CoronaVac estará disponível para as pessoas que tomaram a primeira dose em 19 de outubro e a Pfizer para quem tomou a primeira dose em 24 de setembro. Já os que tomaram a primeira dose da AstraZeneca no dia 6 de setembro, segundo o médico, poderão tomar a segunda da Pfizer também na segunda-feira. Estará sendo aplicada ainda a terceira dose para as pessoas com 40 anos ou mais, profissionais e estagiários de saúde, que tenham tomado a segunda dose há seis meses ou mais.
Durante o dia, a imunização acontece das 9h às 16h, através da distribuição de senhas nas próprias unidades de saúde. Para a vacinação noturna, das 18h às 22h, o usuário precisa fazer o agendamento online por meio do site da Prefeitura (campos.rj.gov.br).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS