LIRAa aponta para risco de surto de dengue em Campos
04/11/2021 19:48 - Atualizado em 05/11/2021 11:27
Supcom - Divulgação
A Prefeitura de Campos, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), concluiu o 5º Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). Com base no resultado, que foi de 4,4% para infestação predial, que indica risco de surto, o órgão intensificou as visitas domiciliares para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikunginya. Segundo o Ministério da Saúde, o índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%.
No LIRAa realizado pelo município em agosto, o índice de infestação predial na cidade foi de 2%. Em maio, tinha sido 3,9%. Os anteriores foram realizados em março com índice de 5,3% e em janeiro, com 4,4%.
A pesquisa amostral foi realizada entre os dias 17 e 26 de outubro. Durante esse período os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) percorreram 7.589 imóveis distribuídos pela área urbana da cidade. “Outubro foi um mês bastante chuvoso e com dias de temperaturas altas que contribui muito para a proliferação do mosquito. O LIRAa revelou que cerca de 80% dos focos do mosquito estão dentro dos domicílios e esta realidade pode mudar se cada um fizer sua parte, pois as chuvas continuam, o que favorece o aparecimento de novos focos”, explica o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos.
Em relação aos criadouros do mosquito, o LIRAa revelou que depósitos móveis como lixo doméstico, latas, pratos, copos e demais materiais descartáveis representam 42,2%. Em seguida, estão pneus, com 18,4%. Além deles, as equipes também identificaram a reprodução do mosquito baldes, vasos de plantas, pratos e bebedouros de animais domésticos, tanque de borracharia e lajes, que representam 16,4%.
“A partir dessas informações, estamos atuando diretamente nos bairros que apresentaram alto e médio risco de forma a reduzir os impactos nestes locais”, disse Claudemir. Dentre as ações de prevenção, estão a conscientização da população para destinação correta do lixo e evitar água parada nos quintais; eliminação de inservíveis e lavagem frequente dos depósitos vulneráveis; entre outras.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS