Rio das Ostras Jazz & Blues acontecerá de 12 a 15 de novembro
Matheus Berriel 25/10/2021 19:10 - Atualizado em 25/10/2021 19:58
Público na edição de 2019 do Rio das Ostras Blues ENTITY_amp_ENTITY Jazz Festival
Público na edição de 2019 do Rio das Ostras Blues ENTITY_amp_ENTITY Jazz Festival / Divulgação
Foi confirmada para o próximo mês a 17ª edição do Rio das Ostras Jazz e Blues, apontado por críticos como um dos melhores festivais dos gêneros no mundo e que não aconteceu no ano passado em virtude da pandemia da Covid-19. De 12 a 15 de novembro, vários instrumentistas e intérpretes do Brasil e do exterior vão se apresentar em palcos montados na Lagoa de Iririy e nas praias da Boca da Barra e de Costazul, com acesso gratuito ao público.
Estão confirmadas atrações como os guitarristas Eric Gales e Roosevelt Collier, o pianista Jon Cleary, o tecladista Dalvon Lamaar, o saxofonista Chris Potter, o bandolinista Hamilton de Holanda, o cantor Nico Rezende, a Banda Black Rio e vários outros artistas. Na nova geração, destaque para a cantora riostrense Sofia Farah, de apenas 10 anos, que esteve na última edição do The Voice Kids, da TV Globo.
Paralelamente ao festival, haverá shows de artistas locais no Espaço Arthur Maia, antiga Casa do Jazz, sempre nos intervalos das apresentações dos artistas principais em Costazul. Ao todo, estão previstas cerca de 50 horas de jazz e blues. Também integram a programação workshops, palestras e oficinas com músicos e profissionais da área cultural, duas praças de alimentação e áreas para comercialização de artesanato. Está previsto ainda o Clube do Vinil, proporcionando exibições, vendas e trocas das famosas “bolachas”.
Realizado como evento-teste do estado do Rio de Janeiro para a retomada das atividades turísticas, o festival seguirá normas internacionais de prevenção ao contágio pela Covid-19. Segundo a Prefeitura de Rio das Ostras, que apoia o festival, as áreas de show estarão cercadas, com assentos e distanciamento, e o público deverá fazer credenciamento antecipado, além de apresentar comprovante de vacinação em duas doses. Também é obrigatório o uso de máscara.
Desde a sua criação em 2003, o Rio das Ostras Jazz & Blues teve de 550 shows, 100 palestras e workshops para cerca de 1 milhão de espectadores, estimulando o interesse pelos gêneros e criando oportunidades para o público conferir de perto grandes instrumentistas nacionais e internacionais. Durante todo este período, o festival manteve-se fiel à sua proposta inicial, focada em formar público, alavancar o turismo, gerar renda, atrair negócios, democratizar o acesso à cultura e fomentar a economia.
— O festival contribui para incentivar o turismo, impactando a economia da cidade graças à injeção de capital durante os quatro dias, com média de R$ 9 milhões por edição, comprovados por pesquisas que são realizadas há quatro anos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) — afirmou o organizador Stenio Mattos.
Integrante do calendário oficial de Rio das Ostras, o evento é realizado pela Azul Produções, com apoio da Prefeitura, através da secretaria municipal de Cultura, e possui o Selo Turismo Responsável. Entre os apoiadores também está o Governo do Estado, por meio das secretarias de Turismo e de Cultura e Economia Criativa. De acordo com a mídia especializada, o Rio das Ostras Jazz & Blues é o maior e mais importante festival do segmento na América Latina e o 10º do mundo, atraindo de 80 a 100 mil pessoas em cada edição anual, oriundas do Brasil e do exterior.
— Estamos recebendo todo apoio do Governo do Estado e contamos com o patrocínio da iniciativa privada. Cerca de 80% dos custos do evento serão subsidiados por meio de patrocínio. Estamos trabalhando para sermos modelo de sucesso neste novo momento — disse a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio das Ostras, Aurora Siqueira.
Programação:
Sexta-feira (12), a partir das 20h30, no palco de Costazul
Onda de Sopro Big Band
Macahiba Jazz
Azymuth + DJ Nuts
Keith Dunn e The Simi Brothers
Sexta-feira (12), a partir das 21h, no Espaço Arthur Maia, em Costazul
Banda Última Hora
Gabriel Fioritto
Sábado (13), às 14h, no palco da lagoa de Iriry
Roosevolt Collier
Sábado (13), às 17h, no palco da Boca da Barra
Keith Dunn e The Simi Brothers
Sábado (13), a partir das 20h30, no palco de Costazul
Nico Rezende Jazz Quinteto (Tributo a Chet Baker), com participação de Guilherme Dias Gomes
Delvon Lamarr
Jon Cleary
Eric Gales
Sábado (13), a partir das 21h, no Espaço Arthur Maia, em Costazul
Betinho Assad Power Trio
Robson Farah
Domingo (14), às 14h, no palco da lagoa de Iriry
Jon Cleary
Domingo (14), às 17h, no palco da Boca da Barra
Delvon Lamarr
Domingo (14), a partir das 20h30, no palco de Costazul
Cida Garcia
Hamilton de Holanda Quarteto e Chris Potter
Roosevolt Collier
Banda Black Rio
Domingo (14), a partir das 21h, no Espaço Arthur Maia, em Costazul
Cangaço Carioca
Belle Trio
Segunda-feira (15), às 14h, no palco da lagoa de Iriry
Eric Gales
Segunda-feira (15), às 17h, no palco da Boca da Barra
Hamilton de Holanda Quarteto e Chris Potter
Segunda-feira (15), a partir das 20h30, no palco de Costazul
Segundo Set
Sofia Farah
Alamo Leal e Blues Groovers
Moving Waters e Lancaster
Segunda-feira (15), a partir das 21h, no Espaço Arthur Maia, em Costazul
Thati Dias
Luan Schuenckel

ÚLTIMAS NOTÍCIAS