Procon faz pesquisa de preços para o Dia das Crianças em Campos
07/10/2021 17:23 - Atualizado em 07/10/2021 17:28
Agentes do Procon fazem pesquisa
Agentes do Procon fazem pesquisa / Divulgação - Prefeitura de Campos
O Procon Campos realizou nesta semana uma pesquisa em estabelecimentos comerciais para auxiliar, orientar e informar os consumidores sobre as variações de preços de determinados brinquedos. A ideia é que os pais possam planejar e economizar na hora de presentear os filhos no dia 12 de outubro, Dia das Crianças.
Foram pesquisados 20 itens e encontradas variações entre produtos da mesma marca. A boneca Barbie, por exemplo, foi o produto que apresentou maior variação (58%), conforme demostrado da tabela.
De acordo com a secretária executiva do Procon, Priscilla Nunes, é preciso que o consumidor se atente para qualidade, data de validade, faixa etária indicativa, selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), se a embalagem não está violada e se a voltagem condiz com a região onde mora.
— Em relação à troca de produtos, como roupas e calçados, em que o presenteado não gostou ou não serviu, o lojista não é obrigado a trocar. Por isso é importante, no momento da compra, saber qual é a política de troca e os prazos adotados pelo estabelecimento — pontuou.
Segundo Priscila, produtos que não funcionam deverão ser encaminhados à assistência técnica para solucionar o problema no prazo máximo de 30 dias. “Não sendo sanado, o consumidor poderá optar pela troca por outro produto da mesma espécie, pela restituição da quantia paga com as devidas correções ou pelo abatimento proporcional do preço”, explicou a secretária, informando, ainda, que “com relação às compras realizadas fora do estabelecimento comercial, como internet, catálogos telefone, o prazo para o consumidor se arrepender da compra é de 7 dias”.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS