Prefeitura realiza ações para escoamento das águas em Campos
02/11/2021 17:07 - Atualizado em 03/11/2021 09:33
Campos tem registrado chuvas fortes nos últimos dias e algumas regiões do município foram bastante afetadas com a força das águas. Imbé, Serrinha, Farol de São Thomé e Dores de Macabu foram os locais mais atingidos nessa segunda-feira. Nesta terça-feira (02), a chuva deu uma trégua durante o dia, mas houve registro de 47 milímetros no Farol de São Thomé; 36,8 mm em Serrinha e 33,2 mm em Dores de Macabu. O prefeito Wladimir Garotinho e as equipes das secretarias da Defesa Civil e de Agricultura, Pecuária e Pesca, estiveram na Vila dos Pescadores, no Farol, para fiscalizar a área. Ações para desobstruir vias e permitir o escoamento das águas estão sendo realizadas desde essa segunda-feira. 
Após intervenções de limpeza e desassoreamento dos canais Campos-Macaé, Coqueiros e na Baixada Campista, realizadas através de uma parceria entre a Prefeitura e Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), o sistema de drenagem da avenida José Alves de Azevedo, próximo ao Mercado Municipal, funcionou e não foi registrado alagamento, o que era corriqueiro no local. 
- Felizmente, conseguimos realizar a limpeza e desobstrução dos canais por meio desta importante parceria entre secretaria de Agricultura e Asflucan, fazendo com que a água tivesse como escoar, dando fim a um problema crônico que além de causar prejuízos, mobilizava dezenas de equipes para ações imediatas, mas que não resolviam definitivamente - disse o prefeito. 
O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Júnior destaca também, além da atuação da draga long reach de propriedade da Asflucan, o trabalho dos dez barqueiros também é de fundamental importância para a retirada da vegetação que obstrui as comportas. “Eles atuam diretamente e são incansáveis na resolução dos problemas que afetam a região de modo geral. Sem canais prontos para receber a vazão d’água, o alagamento e as perdas nas atividades rurais são inevitáveis”, pontuou Almy.
Força da chuva
Nessa segunda, moradores Mocotó do Imbé ficaram isolados por causa do deslizamento de três barreiras em estradas que dão acesso à localidade. O grande volume de chuva também encobriu alguns pontos das estradas. Segundo a Defesa Civil, não houve transbordamento de rios. Equipes da secretaria municipal de Agricultura e da Defesa Civil atuaram para desobstruir os caminhos, o que estava sendo dificultado pelo mau tempo.
Nesta terça-feira, o trabalho continuou e as pistas foram liberadas, mas, ainda por conta do grande volume de água, só será concluído na manhã desta quarta, de acordo com o secretário de Agricultura, Almy Júnior, que pede que motoristas tenham prudência ao passar no local. 
Na área central da cidade, vários pontos de alagamento foram formados. Na Pelinca, moradores reclamaram da situação, que é recorrente, com ruas e calçadas totalmente alagadas. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS