Moradores de Mocotó estão isolado após quedas de barreiras e estradas alagadas
01/11/2021 11:44 - Atualizado em 01/11/2021 19:01
Moradores de Mocotó do Imbé, em Campos, estão isolados por causa do deslizamento de três barreiras em estradas que dão acesso à localidade. O grande volume de chuva também encobriu alguns pontos das estradas. Vídeos mostram a força das águas no lugar. Segundo a Defesa Civil, não houve transbordamento de rios. Equipes da secretaria municipal de Agricultura e da Defesa Civil estão atuando para desobstruir os caminhos. Na tarde desta segunda, o prefeito Wladimir Garotinho também esteve fiscalizando a situação do lugar. A Defesa Civil emitiu alerta para grande acumulado de chuvas no município e a previsão é de que o tempo continue instável nos próximos dias.
Segundo o secretário municipal de Agricultura Almy Junior, uma queda de barreira interditou a estrada do Donato, que liga a BR 101 ao Sossego do Imbé e Mocotó. A via é um dos principais acesso à região e continua chovendo. As outras duas quedas de barreira foram registradas na região norte da localidade, próximo ao assentamento quilombola. 
A região que registrou maior índice pluviométrico entre domingo (31) e segunda-feira (1º) foi a de Serrinha, onde há pluviômetro, onde choveu 71,2 milímetros. Em seguida, foi o Farol de São Thomé, com 60,2 mm, de acordo com pluviômetros automáticos de cada região.
A orientação da Defesa Civil é para que não utilize o acesso, pois há risco de novos deslizamentos, uma vez que os taludes já estão encharcados.
- Estamos realizando uma ação emergencial aqui no Imbé para ajudar os produtores e os moradores desobstruindo a estrada. Agora temos que esperar que a água escoe para que possamos voltar e realizar as demais ações necessárias - pontuou o prefeito.
O secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto, explicou que a maioria das áreas alagadas recebeu grande volume de água das regiões mais altas. São poucos os pontos onde o alagamento é provocado pela cheia do Rio Mocotó. Toda essa água irá escoar de forma natural, seguindo para Lagoa de Cima e depois para o Rio Ururaí.
- Até que toda essa situação normalize, orientamos à população que não utilize a RJ-190 como acesso, porque o trecho oferece risco. Carros pequenos não conseguem passar e mesmo carros traçados irão exigir que os motoristas tenham conhecimento do terreno para passar em segurança. A melhor alternativa neste momento, com o cenário atual, é realmente evitar - ressaltou. 
Previsão de chuva
A Defesa Civil de Campos também emitiu um alerta sobre a possibilidade de acumulado de chuva até a  terça-feira (2). A previsão é de que esta segunda-feira (1°) registre o maior índice pluviométrico do período, sendo possível a ocorrência de pancadas de chuvas ao longo do dia.
A orientação do órgão é para que a população tenha atenção e precaução, principalmente moradores de áreas suscetíveis a riscos. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada a qualquer hora do dia ou da noite através dos telefones 199 ou (22) 98175-2512.
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmpe), a previsão para esta segunda-feira é de chuva durante todo o dia em Campos, com as temperaturas variando entre 18ºC e 24ºC. Na terça, o sol aparece com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. A mínima é de 19ºC e a máxima chega aos 27ºC.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS