Wladimir Garotinho cancela festa de Réveillon, mas confirma queima de fogos
30/11/2021 19:39 - Atualizado em 02/12/2021 16:14
Wladimir na cerimônia de homenagem aos profissionais da Saúde
Wladimir na cerimônia de homenagem aos profissionais da Saúde / Rodrigo Silveira
Durante um evento na Beneficência Portuguesa, nesta terça-feira (30), em homenagem aos profissionais que atuaram na linha de frente do enfrentamento à Covid-19, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PSD), afirmou que já bateu o martelo e não realizará festa de Réveillon no município, com os tradicionais shows na virada do ano. Contudo, sem informar ainda o local, ou locais, Wladimir disse que o município realizará queima de fogos para saudar 2022. Em publicação na redes sociais, o prefeito informou que vai aguardar o andamento epidemiológico para decidir sobre o Carnaval e ressaltou que a variante Ômicron, identificada no país pela Anvisa nesta terça (aqui), “exige cautela e prudência”.
 
A realização de festas de Réveillon tem movimentado as discussões, assim como o carnaval. As capitais brasileiras, por exemplo, ainda se dividem sobre a realização de festas que possam causar aglomerações em época de pandemia da Covid-19. A virada de ano mais esperada, na capital do Rio de Janeiro, está mantida com aval divulgado nesta semana pelo Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC) do município. 
A capital fluminense informou que a decisão foi embasada na melhora do cenário epidemiológico da cidade — evidenciada pela queda sustentada de casos, óbitos e outros indicadores de Covid-19 há semanas.
Já a capital paulista informou que a festividade que, tradicionalmente, lota a Avenida Paulista está sendo planejada, mas que a realização do evento está condicionada ao quadro epidemiológico relativo e futuras decisões das autoridades de saúde pública e sanitárias.
Outras capitais descartaram os festejos. É o caso de Recife, que anunciou nesta terça que não realizará os tradicionais shows de Réveillon na orla do Pina e Boa Viagem. Para reduzir possíveis aglomerações, o prefeito garantiu a realização da queima de fogos na orla de Boa Viagem e também em outros bairros da cidade. Salvador foi outro município que anunciou o cancelamento da festa devido ao surgimento da nova variante Ômicron e ao aumento de casos de Covid-19 em países da Europa.
A Prefeitura de Fortaleza decidiu não realizar festas públicas, mas autoriza os eventos de grande porte com capacidade até 2,5 mil pessoas em ambiente fechado e 5 mil em ambiente aberto. João Pessoa já havia decretado, em novembro, o cancelamento das festas de rua em comemoração ao Réveillon este ano. Apesar disso, a praia ficará liberada para os frequentadores, contanto que respeitem o uso de máscaras e o distanciamento social.
Atualização às 20h44: Para incluir o post do prefeito 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]