Eneva conversa para comprar Tepor de Macaé e desenvolver térmicas na costa
- Atualizado em 23/09/2021 17:25
A Eneva S.A., empresa brasileira que atua nos setores de geração, exploração e produção de petróleo e gás natural e comercialização de energia elétrica, mantém conversas para compra do projeto do Terminal Portuário de Macaé (Tepor). A informação é do Brazil Journal. O ativo demandará investimentos de mais de R$ 1 bilhão e vai permitir que a Eneva implemente seu plano de desenvolver térmicas na costa.
A estratégia do CEO Pedro Zinner é desenvolver um hub de gás, composto de térmicas, infraestrutura associada e um terminal de regaseificação de GNL, o gás natural liquefeito. Para usar o gás importado ou gás do pré-sal, a companhia desenvolveu a tática de 'gas to power' que nada mais é do que criar uma logística de recebimento de gás na costa e construir termelétricas adjacentes.
O município de Macaé já conta com duas térmicas em operação e outros projetos que podem elevar esse número a 13. Também, por sua localização tem acesso tanto ao gás do pré-sal (na atualidade o mais competitivo) quanto ao gás importado.
Com possibilidade de ser inaugurado ainda em 2021, o TEPOR, que tem todas as licenças ambientais desde 2019, terá um terminal de líquidos e apoio offshore e outro para movimentação de petróleo, com dois berços de atração aptos a receber navios VLCC e movimentar até 2 milhões de barris de petróleo por dia. O controlador é o Grupo Vale Azul, que desenhou o projeto de engenharia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS