Promotor Marcelo Lessa internado na UTI com quadro gravíssimo de Covid-19
Joseli Matias e Aluysio Abreu Barbosa 05/08/2021 08:04 - Atualizado em 06/08/2021 00:18
O promotor de Justiça e professor de Direito Marcelo Lessa está internado no Hospital Dr. Beda, em Campos, com quadro muito grave de Covid-19. Ele deu entrada na emergência da unidade por volta da 0h desta quinta-feira (5), com insuficiência respiratória aguda, após passar mal durante uma aula do curso de Direito. Em nota, o hospital confirmou a gravidade e informou que Marcelo está intubado e em posição de prona. No dia 27 de janeiro, o promotor perdeu a mãe, Vera Lúcia Lessa de Lima, de 70 anos, por complicações da Covid-19. Ela morreu em um hospital do Rio de Janeiro, onde estava internada havia 40 dias. 
Na unidade hospitalar, ele foi submetido a uma tomografia, que apontou um quadro de 80% a 90% de comprometimento dos pulmões, sendo considerado gravíssimo pela equipe médica da UTI-Covid, onde deu entrada às 3h. Por volta das 4h, Marcelo Lessa sofreu uma parada cardíaca, que foi revertida pelos médicos. Na noite desta quinta-feira, vizinhos de prédio do promotor se reuniram para realizar um vigília.
Na nota, divulgada na noite desta quinta, a unidade hospitalar diz:
"O hospital Geral Dr. Beda informa que o paciente Marcelo Lessa Bastos permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva deste hospital, aos cuidados do Dr. Marcelo D’avila.
O paciente Marcelo Lessa Bastos, encontra-se em estado grave, intubado, em ventilação mecânica (respirando por aparelhos), com parâmetros ventilatórios altos. Está sedado, bloqueado (com medicação para dormir e bloquear os músculos), necessitando de aminas vasoativas (medicações para aumentar a pressão) em doses elevadas. Foi necessário ficar em posição prona. Apresenta piora da função renal", concluiu a nota. 
O promotor foi socorrido pela esposa, Viviane, após sentir um mal-estar na noite dessa quarta. De acordo com ela, Marcelo Lessa começou a sentir os primeiros sintomas às 21h, mas insistiu em dar a aula. Por volta das 23h, Viviane fez a medição da saturação de oxigênio no sangue do promotor, que apontou o índice de 72%, sendo que 95% já é indicação para suporte de oxigênio. “Ele não havia apresentado nenhum sintoma, até passar mal ontem à noite, quando, então, eu o levei para o hospital. Ele está sendo muito bem atendido e com certeza vai se recuperar. O momento agora é de oração pela recuperação dele”, disse Viviane, que informou, ainda, que Lessa já havia tomado uma dose da vacina contra a Covid-19 e está para tomar a segunda.
— Estou acompanhando com preocupação. Marcelo sempre respeitou muito essa doença e os limites que ela impõe, estando sempre atento para se proteger. Além disso, como membro do Ministério Público sempre foi muito dedicado durante esse período de pandemia, tomando todas as medidas que estavam no seu alcance. Estou em orações pela sua pronta recuperação — ressaltou o procurador de Justiça campista Cláudio Henrique da Cruz Viana, presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Amperj).
O promotor de Justiça e coordenador em exercício do Centro Regional de Apoio Administrativo Institucional (CRAAI) do Ministério Público em Campos, Victor Queiroz, disse que recebeu a notícia da internação de Marcelo Lessa com preocupação e, por recomendação da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), se colocou à disposição para o suporte à recuperação de sua saúde. “Respeitamos o momento delicado pelo qual passa o Dr. Marcelo, assim como a privacidade da família, ao mesmo tempo em que nos solidarizamos incondicionalmente”.
— A comunidade forense está em oração pela melhora de saúde do amigo, promotor e professor brilhante Dr. Marcelo Lessa —destacou o juiz e diretor do Fórum de Campos, Heitor Campinho.
— A internação do Dr. Marcelo Lessa pegou a todos de surpresa. Apesar de ter sido constatada uma redução no número de internações, o caso mostra a importância da vacinação completa (com a 2ª dose, quando necessária) e evidencia a necessidade de nos mantermos alertas em relação à pandemia da Covid-19. Estamos todos na oração para que ele se recupere o mais rápido possível — afirmou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Campos e colega de Marcelo na Faculdade de Direito de Campos (FDC) do Centro Universitário Fluminense (Uniflu), Cristiano Miller.
— O Professor Marcelo Lessa Bastos compõe o corpo docente do curso de Direito do Uniflu há mais de20 anos. Nesse longo período, destacou-se por sua intensa atividade acadêmica, o que lhe rendeu grande admiração por parte de seus colegas docentes e de seus alunos. Por isso, desejamos-lhe pronta recuperação, para que, em breve, possamos gozar, novamente, de sua companhia e ensinamentos. Força, Marcelo! Todo o Uniflu, com seus mais de mil alunos e200 professores, está em oração e na torcida por você — declarou a reitora do Uniflu, Inês Ururahy.
— Estamos todos em oração. Marcelo é um profissional de altíssima competência, assim como ser humano ímpar. Temos a honra de tê-lo como professor em nossos quadros do curso de Direito do Isecensa e como pai de aluno do Censa. Estamos em oração por sua recuperação e por sua família — afirmou a diretora do Isecensa, Beth Landim.
— Eu estava com ele em sala virtual até pouco depois das 21h. Absolutamente assintomático. A aula acabou às 23h, e ele começou a se sentir mal. Contudo, ele tomou apenas a primeira dose, me lembro de ele dizer para mim que tomaria a segunda dose na semana que vem. Mas, de qualquer forma, sendo a variante Delta, a insegurança é total. Acho que devemos voltar ao período de restrições mais duras — comentou o advogado tributarista e colega de Lessa no curso de Direito dos Institutos Superiores do Censa (Isecensa) Carlos Alexandre de Azevedo Campos.
— Fiquei consternado com a notícia da internação e do grave estado de saúde do Dr. Marcelo Lessa. Uno-me, em oração, aos familiares e amigos que rogam por sua recuperação — disse o juiz Eron Simas.
— A informação sobre o estado de saúde do promotor Marcelo Lessa, acometido por esta maldita doença, foi um susto que todos tivemos nesta manhã. Lembrei do importante papel que ele exerceu no início da pandemia, se colocando na linha de frente ao integrar o gabinete de crise. Estamos em oração pela sua recuperação — destacou o secretário estadual de Governo e deputado estadual, Rodrigo Bacellar.
— Uma notícia muito triste e que vem nos mostrar como ainda estamos vulneráveis e precisamos continuar seguindo as orientações sanitárias, para nossa proteção e do próximo. Que o nosso querido promotor Marcelo Lessa consiga se recuperar com as bênçãos de Deus — disse o secretário de Ciência e Tecnologia de Niterói e pré-candidato a deputado federal de Campos, Caio Vianna.
— É muito triste quando vemos qualquer ser humano sofrendo de forma grave com essa maldita doença. Ainda mais quando se trata de uma pessoa que desde o início dessa luta se colocou na linha de frente, colocando sua própria vida em risco, em defesa de nossa população. Sou testemunha de todo esforço e dedicação de Dr. Marcelo no combate à Covid. Estamos em oração por sua pronta recuperação. Deus está cuidado dele e ele vai sair dessa — ressaltou o ex-prefeito de Campos Rafael Diniz, que coordenou com a ajuda de Marcelo o enfrentamento do município à primeira onda da pandemia.
— A internação do promotor Marcelo Lessa, em consequência da Covid-19, é mais uma triste notícia que nos abala em relação a esta doença que tem atormentado tantas famílias. Dr. Marcelo tem uma atuação firme junto ao Gabinete de Crise de Campos, sempre em defesa da vida e focado no trabalho para evitar a disseminação do coronavírus. Ele nunca se omitiu em defender o isolamento, o distanciamento social e a ciência, buscando um equilíbrio em relação às atividades essenciais. Ele tomou a primeira dose da vacina e iria receber a segunda na próxima semana, o que reforça a importância para toda população completar o esquema de imunização em um cenário de surgimento de novas variantes. Estamos orando para que ele vença mais essa batalha, se recupere o mais breve possível e volte para sua principal dedicação, que é o trabalho pelo bem coletivo — comentou o deputado estadual da região Bruno Dauaire.
— É com profunda tristeza que recebemos essa notícia. Deixo aqui minhas orações e tenho certeza que Dr. Marcelo Lessa vai se recuperar. Queria deixar bem claro a minha admiração pelo promotor. Por várias vezes ele estava à frente da Promotoria de Tutela Coletiva de Campos, sempre protegendo os direitos coletivos da nossa cidade, protegendo o cidadão campista. Principalmente no início da pandemia, foi brilhante a atuação dele, foi bastante positiva para a criação do Centro de Referência da Covid. E posteriormente, com o avanço da doença, se posicionou muito firmemente em benefício da vida, em benefício da saúde. E hoje, se nós estamos na fase verde, se nós estamos em um patamar bastante adequado de vacinação, tem um dedo do Marcelo nisso aí. Que Deus abençoe a família do Marcelo, que abençoe a todos nós, para que não baixemos a guarda neste momento que a gente tem a sensação que a vacinação está fazendo efeito, mas devemos estar, de forma individual e também de forma coletiva, atentos — disse o presidente da Câmara Municipal de Campos, Fábio Ribeiro.
A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana emitiu uma nota lamentando o estado de saúde do promotor Marcelo Lessa. “Neste momento de preocupação, a Prefeitura se solidariza e roga a Deus para que o paciente tenha uma boa e rápida recuperação, a fim de que em breve possa estar com vigor e em condições de retornar às atividades profissionais ao convívio familiar”.
O bispo Dom Fernando Rifan está em oração pela recuperação de Marcelo Lessa. “Minha benção e oração pelo seu restabelecimento. Deus o abençoe e dê coragem e saúde”, afirmou Dom Rifan.
Em nota, a subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) informou que o promotor de Justiça Marcelo Lessa não tomou a segunda dose da vacina. “A subsecretaria esclarece que o promotor estava aguardando o prazo de 10 semanas para completar o ciclo vacinal, o que ocorreria entre os dias 10 e 12 de agosto, para obter maior antídoto de anticorpo. A subsecretaria alerta para que todos tenham as duas doses da vacina em dia para atingir maior eficácia. A subsecretaria lamenta o estado de saúde e estima uma boa recuperação do promotor Marcelo Lessa”.
Marcelo Lessa é promotor da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo de Campos do Ministério Público, professor de Direito no Uniflu e Isecensa e articulista há anos da Folha da Manhã.
Enfrentamento à pandemia — O promotor Marcelo Lessa vem atuando de forma decisiva no enfrentamento ao negacionismo e à pandemia da Covid-19 em Campos e outros municípios da região. Ele se revoltou pessoalmente com o descaso das pessoas com a pandemia e, em 20 de abril do ano passado, deu uma declaração polêmica à InterTV, quando sugeriu a adoção de critérios médicos que privilegiassem o tratamento dos doentes de Covid que cumpriam as regras de isolamento social, em detrimento de quem as quebrou e questionou. A grande repercussão, até nacional, acabaria lhe tirando da linha de frente do enfrentamento à doença.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS