Bares e restaurantes de Campos poderão funcionar até as 23h, com música ao vivo
10/05/2021 11:35 - Atualizado em 10/05/2021 12:45
Reunião do Gabinete de Crise
Reunião do Gabinete de Crise / Rodrigo Silveira
Durante a reunião do Gabinete de Crise de Combate à Covid-19 em Campos, realizada nesta segunda-feira (10), o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury, anunciou que o município saiu da fase vermelha, de muito risco de contaminação com o coronavírus, para a fase laranja. Outra boa notícia foi dada pelo subsecretário de Saúde, Paulo Hirano, que informou que o município zerou a fila de espera de pacientes com Covid-19 por uma vaga de leito disponível. Com isso, novas flexibiizações serão liberadas no município, como a ampliação do horário de funcionamento dos bares e restaurantes e a permissão de música ao vivo com até dois integrantes. O novo decreto será publicado em edição suplementar do Diário Oficial ainda nesta segunda.
— A partir do final da semana passada para o início desta semana, considerando o final da fila de espera, a redução da necessidade de leitos de UTI e demais indicadores, a gente oficialmente sai da faixa vermelha e entra na faixa laranja. Quero agradecer e parabenizar toda a gestão, em especial a subsecretaria de Posturas, a Vigilância Sanitária, a todos os entes que atuam direta e indiretamente no cumprimento dos decretos, que apoiaram nas decisões que motivaram a gente a descer da faixa vermelha para laranja, lembrando que essa subida se deu em março e a descida no final de abril e início de maio — afirmou Charbell Kury.
Sobre as flexibilizações, o subsecretário de Saúde, Paulo Hirano, informou que haverá ampliação no horário de funcionamento de bares e restaurantes, dentre outros pontos. "Nós flexibilizaremos os horários dos bares e restaurantes, até as 23h, e liberação da música ao vivo até dois integrantes. No que diz respeito às escolas, a vacinação dos profissionais da educação vai determinar a retomada do ensino híbrido. Quando falamos em flexibilização não podemos esquecer das medidas necessárias, como distanciamento interpessoal, manter o uso de máscaras. Agora é preciso flexibilização com conscientização da população, porque o vírus continua circulando, continua sendo perigoso e matando".
Um ponto de preocupação levantado por entidades ligadass ao comércio campista foi o episódio de aglomeração registrado durante a reabertura do Restaurante do Povo, na última sexta-feira (07), que culminou no pedido de desculpas do prefeito Wladimir Garotinho diante da proporção que a situação tomou. O presidente da Associação Comercial e Industrial Campista (Acic), Leonardo Abreu, foi uma das pessoas que levantou a questão. "Uma das nossas preocupações é voltar as restrições dentro desse próximo período, diante dessa expectativa de ocorrer alguma coisa pior dentro dos próximos 14 dias provocado pelo ocorrido na sexta-feira passada, naquela aglomeração que aconteceu na cidade. Então, a nossa preocupação é que haja uma contaminação maior e que seja decidido voltar as restrições principalmente para o comércio em geral", comentou.
Em resposta, o subsecretário Paulo Hirano informou que a preocupação com o risco de contaminação é coletiva. "Temos plena consciência do acontecido, não era o que havia sido programado. O prefeito já se desculpou, porque também não dependeu da vontade dele. Dependeu da aglomeração das pessoas. As pessoas naquela ansiedade e naquele desejo, motivado pela fome que os assola, foram mesmo e não teve como como contê-las. Não foi o que estava programado", disse.
Ao final da reunião, Paulo Hirano anunciou o zeramento da fila de espera. "Acabei de receber aqui que neste momento Campos tem fila de espera zero. Não temos nenhum paciente necessitando de um leito de UTI ou clínico, que não estava acolhido. Isso é um marco fantástico. No momento em que houve a determinação de que havia a necessidade de imperativa de restrição da circulação, nós tínhamos 60 pacientes na fila e hoje não temos nenhum. Isso nos deixa muito felizes, no sentido de que todo trabalho que vem sendo desenvolvido pelo município e pela nossa sociedade está surtindo efeito", afirmou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS